Empresa abre vaga de emprego para afastar pedintes de clientes em shopping de SP

divulgação
Shopping Pátio Paulista Foto: divulgação

A empresa Verzani & Sandrini, que atua com serviços de terceirização no Shopping Pátio Paulista, causou indignação nas redes sociais após abrir uma vaga de emprego cuja função seria abordar pedintes, menores e pessoas em situação de rua para tirá-los do foco do cliente. 

O anúncio rodou diferentes plataformas de trabalho, sempre sob procura de uma pessoa formada em Assistência Social para lidar com a população em situação de rua presente na área.

A atuação seria feita no Shopping Pátio Paulista, com quem a companhia faz parceria terceirizada para serviços de limpeza, manutenção, segurança e vigilância. O shopping fica na rua Treze de Maio, muito próximo da Avenida Paulista, ponto conhecido da Grande São Paulo.

Por meio do Instagram, o Padre Júlio Lancellotti divulgou o ocorrido e apontou o caso como “Aporofobia Institucional”. O religioso é conhecido pelas ações sociais e combate contra discriminação de pessoas vulneráveis. Foi ele o responsável por popularizar o termo “aporofobia” – o qual abrasileirou para “pobrefobia”.

Em nota, a Verzani & Sandrini alegou que o conteúdo foi divulgado de forma inadequada, por meio de um sistema automático de replicação. Segundo a companhia, a solicitação para retirada de todos os anúncios referente à vaga já foi realizada.

Por sua vez, o Shopping Pátio Paulista afirmou à IstoÉ que não teve qualquer conhecimento da descrição da vaga divulgada, “que foi feita por uma empresa terceira, responsável pela contratação de profissionais de diversos segmentos. E que não compactua com esse tipo de abordagem”. O comunicado enfatiza que a descrição do emprego não condiz com os valores da empresa, que preza pelo respeito às pessoas.

O shopping esclarece que as vagas de assistência social existem para oferecer acolhimento humanizado às pessoas em vulnerabilidade social que buscam o estabelecimento como um pedido de ajuda. E, em função disso, firmou um convênio com o programa “Cidade Protetora”, da prefeitura de São Paulo, para que essas pessoas possam ser encaminhadas para projetos sociais nos quais poderão ter uma assistência adequada.

O shopping Pátio Paulista mais uma vez repudia veementemente a descrição da vaga anunciada e abrirá uma sindicância para apurar os fatos e impedir que esse tipo de situação volte a acontecer”, escreve.

O que é ‘pobrefobia’?

De origem grega, a palavra “aporofobia” foi cunhada pela filósofa espanhola Adela Cortina para denominar a aversão aos pobres. Porém, no Brasil e na América Latina, a expressão não causava a familiaridade necessária para que pessoas vulneráveis se apropriassem do mal que sofriam.

Ao notar a dificuldade de utilizar o termo, Padre Júlio – em parceria com o escritor e sociólogo Pablo Escobar – adaptou para “pobrefobia”, a fim de tornar o combate mais acessível e identificável.

Tal preconceito se caracteriza pela invisibilidade e rejeição do outro a partir da sua condição social. A popularização no Brasil começou pelos debates sobre “arquitetura hostil”,  que dificulta ou impede a circulação de pessoas em situação de rua.

Detalhes da vaga

O anúncio do emprego continha especificações sobre a abordagem de “pedintes, menores e pessoas em situação de rua para tirá-los do foco do cliente e posteriormente fazer uma ação social com a prefeitura”.

Nessas condições, exigia ensino superior, graduação em Assistência Social e conhecimento sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – que atende pessoas em estado de vulnerabilidade.

Além disso, solicita inscrição no Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo (CRESS) e competência em Pacote Office para produzir relatórios mensais para o shopping. Já os benefícios contam com vale-refeição e alimentação, assistência odontológica, vale-transporte e gympass.

A vaga também especifica que o indivíduo em situação de rua – que eventualmente fosse abordado – deveria ser direcionado aos encargos municipais.

Empresa abre vaga de emprego para afastar pedintes de clientes em shopping de SP

Anúncio da vaga de emprego