Cultura

Emporio Armani comemora 40 anos com desfile e exposição em Milão


MILÃO, 23 SET (ANSA) – Com uma identidade inconfundível, a grife italiana Emporio Armani comemorou seus 40 anos, nesta quinta-feira (23), com o desfile de sua nova coleção masculina e feminina de primavera-verão 2022 na Semana de Moda de Milão.   

A marca do estilista Giorgio Armani levou para as passarelas uma gama de peças leves e fluídas, como vestidos de chifon, blazers, macacões e ternos macios parecidos com pijamas.   

A coleção abandona os padrões impostos e acolhe códigos que delineiam uma elegância universal, leve, carente de rigor e, pelo contrário, rica em fluidez. De linhas, formas, cores e união de outras culturas, as peças são sempre retrabalhadas e contextualizadas em tom urbano.   

Tanto para o homem como para a mulher, as silhuetas são alongadas, as calças caem macias, os vestidos viram pijamas e os acessórios sublinham o frescor que anima toda a coleção.   

Para as mulheres, em especial, as jaquetas de parca ganharam enfeites com zíperes, enquanto as calças apareceram leves e os tops de chifon foram combinados com shorts ou saias. Já os trajes de noite incluem peças de top e saias brilhantes, além de vestidos repletos de lantejoulas cintilantes.   

Além do desfile da nova coleção, o aniversário da grife foi comemorado com um vídeo projetado no início do evento, de uma mostra da Armani-Silos, museu de arte da moda em Milão dedicado ao estilo Armani, mostrando históricos colaboradores como Silvana Armani e Leo Dell’Orco, diretores dos escritórios de estilo feminino e masculino da Emporio.   

A gravação mostra um episódio especial da revista que leva o nome da linha, e também algumas reflexões.   

“Foram 40 anos duros, muito duros mas também lindos, lindos, apesar de 40 anos de estranhas fantasias, até propostas absurdas, ver meninos tão simples, limpos e fofos, fiquei muito satisfeito”, disse Armani no fim do desfile.   

O estilista italiano ressaltou ainda que não crê que deva fugir de suas ideia e de sua forma de pensar. “Não quero dar um passo atrás”, enfatizou.   

“E se em quatro décadas a Emporio ainda encontra o caminho para chegar aos jovens e se manter novo, há um motivo: há tratamentos termais e lifting”, brinca Armani, explicando que “você se renova olhando em volta e não fazendo o que é proposto”.   

Hoje, será inaugurada na Armani-Silos a mostra-manifesto que conta quatro décadas da história da marca em roupas, imagens e filmes, que remontam à sua filosofia e espírito.   

Por ocasião da inauguração da mostra, será lançada também uma edição especial da Revista Empório Armani, dirigida por Rosanna Armani. (ANSA)



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