Esportes

Empolgado, Botafogo mira liderança do Brasileirão contra o América-MG

O Campeonato Brasileiro pode ter um novo líder neste sábado. Defendendo uma invencibilidade de sete jogos, o Botafogo precisa da vitória sobre o América-MG para dormir na primeira colocação. A partida válida pela sétima rodada acontece na Arena Independência, em Belo Horizonte, a partir das 21 horas.

Sem perder há mais de um mês – cinco vitórias e dois empates -, o Botafogo é o quarto colocado, com 11 pontos, dois a menos que o líder Corinthians, que só entra em campo no domingo, contra o terceiro colocado São Paulo. Vice-líder, com 12 pontos, o Atlético-MG teve sua partida da sétima rodada antecipada porque vai enfrentar o Brasiliense pela Copa do Brasil.


Empolgada desde que a SAF foi comprada pelo empresário americano John Textor, a torcida do Botafogo vive uma lua de mel com o clube. Não é à toa que pode ser maioria mesmo fora de casa. Os pouco mais de dois mil ingressos colocados à venda foram esgotados rapidamente e o América-MG liberou uma carga extra de 1.200.

Tudo indica que o técnico português Luis Castro vai manter a base que iniciou na vitória sobre o Fortaleza, por 3 a 1, na última rodada. A única alteração é a entrada do volante Patrick de Paula, autor de um dos gols do último jogo, no lugar de Luís Oyama. Com sintomas gripais, o meia Chay é desfalque, assim como o atacante Gustavo Sauer, que segue no departamento médico.

Precisando de gol para assumir a liderança, mesmo que de forma provisória, o Botafogo aposta suas fichas no bom momento que vive Erison. Os quatro gols nas primeiras seis rodadas do Brasileirão fizeram a diretoria abrir negociação com representantes do atacante para renovar o contrato que vai até o fim de 2023.

Se o Botafogo está empolgado, o América-MG aposta na boa campanha que vem realizando no Brasileirão – nono colocado, com nove pontos – para esquecer a frustração na Copa Libertadores, onde foi eliminado na última quarta-feira ao empatar com o Tolima-COL, por 2 a 2, na Colômbia.

A tarefa de Vagner Mancini para escalar o América-MG, porém, não é fácil, devido ao grande números de desfalques. O zagueiro Iago Maidana cumpre suspensão pela expulsão na derrota para o Coritiba por 1 a 0, enquanto Danilo Avelar, Juninho, Alê, Matheusinho, Wellington Paulista, Paulinho Boia e Everaldo estão lesionados. A lista ainda pode ter Germán Conti e Aloísio, substituídos contra o Tolima-COL por conta de problemas físicos.