A historiadora da arte francesa Emmanuelle de l´Ecotais é a curadora da exposição “Man Ray em Paris”, em cartaz no CCBB-SP. Desde 2001, ela trabalha na curadoria de fotografia no Musée d´Art Moderne de la Ville de Paris desde 2001. É especialista na obra de Man Ray e, sobre ele, organizou diversas exposições, como “Man Ray, la photographie à Lenvers”, no Centre Pompidou/Grand Palais, em 1999. Outras mostras com sua curadoria foram “Alexandre Rodtchenko, la photographie dans lil”(2007), “Bernhard et Anna Blume”, “Polaroïd”, na Maison Européenne de la Photographie (2010), “Linder, Femme-Objet”, no Musée dArt moderne/ARC (2013), “Jean-Philippe Charbonnier, lil de Paris”, no CMP, Paris (2014), “Objectivités, la photographie à Düsseldorf”(2008), “Henri Cartier-Bresson e limaginaire daprès nature”(2009). É autora dos livros “L´esprit Dada” (Editions Assouline,1999), “Man Ray” (Taschen, 2000), “Man Ray Rayographies” (Editions Léo Scheer, 2002) e é membra de comitês de aquisição do Fonds National d´Art Contemporain (2004-2007) e da Maison Européenne de la Photographie (2007-2010). Nesta entrevista à ISTOÉ, Emmanuelle mostra como Man Ray antecipou a fotografia surrealista e de moda.[posts-relacionados]

Quais foram os critérios que guiaram sua escolha para a exposição para a exposição “Man Ray em Paris”, dividindo o trabalho do artista em duas partes? Poderia haver outras maneiras de organizá-lo?
Os critérios de escolha são sempre os mesmos para uma boa exposição: escolher as obras mais representativas do trabalho do artista. A exposição não é apenas dividida em duas partes, mas é cronológica e subdividida em temas (retratos nus, modo rayograph natureza etc). Isto é o que me pareceu mais didático para tornar conhecida a obra do Man Ray para os brasileiros que não a conhecem (é a primeira exposição Man Ray no Brasil). É uma escolha pessoal, mas também um guia para o espaço de exposição do CCBB em São Paulo. Talvez em Belo Horizonte seja diferente.

Em todo caso, o Man Ray possui dois métodos de trabalho principais: fotografia e objetos. Por que ele se destacava com mais frequência na fotografia? Qual é a reputação estética de seus objetos e por que eles são importantes?
Man Ray também é cineasta e pintor. Escolhi mostrar seus filmes, mas não suas pinturas. Seus objetos são interessantes porque também mostram seu senso de humor, mas obviamente que em suas fotos. A foto é o meio favorito de Man Ray durante o período entre guerras.

Man Ray é considerado o mestre da fotografia surrealista. Esta descrição é válida para todo o trabalho do autor ou é realmente o seu período de Paris?
Ele inventou a fotografia surrealista antes mesmo de o surrealismo existir com seu rayógrafo (1922, enquanto o surrealismo nasceu oficialmente em 1924). Então ele foi surreal antes e o resto de alguma forma depois, também, mas sua criação de fotos diminui muito nos Estados Unidos (ele ainda faz alguns retratos em Hollywood, mas isso é tudo) e a partir de 1951, em Paris, ele vai fazer principalmente objetos. E é por isso que nós também mostramos alguns exemplos na exposição

Man Ray é o fundador do New York Dada ao lado de Marcel Duchamp. Como era a parceria deles quando usaram caminhos geográficos semelhantes?
Juntos, eles criaram o duplo feminino de Duchamp (Rrose Selavy); Man Ray também inspirou as partes fotográficas do Grand Verre de Duchamp; eles eram muito próximos e tinham o mesmo desejo de questionar a arte clássica abandonando a pintura, por exemplo.

Em que medida o dadaísmo influenciou o surrealismo? Ou eles são o mesmo movimento artístico em dois momentos diferentes?
Não é realmente uma influência, é antes uma evolução do movimento Dada em direção ao Surrealismo com uma mudança de opinião, já que é André Breton quem toma a decisão de criar o surrealismo, mas os artistas que foram dadá muitas vezes se tornam surrealistas.

Hoje, os críticos reabilitaram os surrealistas após uma fase de rejeição construtivista. Qual seria o motivo?
Não tenho certeza se entendo essa noção de rejeição construtivista… O surrealismo passou por várias fases e se desenvolveu mesmo depois da guerra. É um movimento reconhecido pelos críticos desde o seu nascimento, embora tenha sido controverso por causa da personalidade autoritária de Breton.

Qual é o legado de Man Ray para o surrealismo radical?
O que você quer dizer com surrealismo radical? Man Ray é reconhecido desde o início por André Breton como o primeiro surrealista com Max Ernst … Ele vai manter este lugar toda a sua vida.

Como você analisa a contribuição de Man Ray ao seu trabalho como cineasta? Ele tem um relacionamento com os surrealistas que fizeram filmes, como Dalí e Buñuel, ou são diferentes?
Man Ray era muito amigo de Buñuel e Dali. Mas seu cinema era e continua sendo um cinema exploratório. A prova, mesmo em Hollywood há 10 anos, ele nunca fez mais cinema…

Por que os retratos realistas de Man Ray são mais admirados pelos críticos de hoje do que suas fotografias manipuladas, muitas vezes embaçadas e subdesenvolvidas?
Eu não acho que este é o caso, pelo contrário, seus trabalhos manipulados são os mais admirados.

Até que ponto Kiki de Montparnasse transformou ou colaborou de alguma forma para definir o estilo de Man Ray?
Kiki era apenas uma musa para Man Ray; seu corpo e rosto de um oval perfeito inspiraram suas mais belas imagens (A Violon de Ingres, Preto e Branco), mas não é à toa. Ele é quem imaginou essas associações.