A Bradesco Seguros, que controla os negócios de seguridade do banco, emitiu R$ 21,247 bilhões de prêmios no quarto trimestre, expansão de 11,1% em relação ao mesmo período de 2015, quando totalizou R$ 19,130 bilhões. Em relação aos três meses anteriores, foi identificada elevação de 19,8%. Contribuiu, principalmente, o segmento de vida e previdência, que teve alta de 41,0% no quarto trimestre ante o terceiro. O lucro líquido da Bradesco Seguros no quarto trimestre foi de R$ 1,505 bilhão, aumento de 7,12% em relação ao mesmo período do ano passado, de R$ 1,405 bilhão. Em relação aos três meses anteriores, cresceu 0,2%. Em 2016, foi a R$ 5,551 bilhões, elevação de 5,0% em relação ao ano anterior. A sinistralidade da seguradora foi a 72,8% no quarto trimestre, melhora de 4,3 pontos porcentuais em relação ao terceiro, de 77,1%. No ano, porém, houve piora de 0,9 p.p. Como consequência, o índice combinado da Bradesco Seguros foi a 85,9% ao final de dezembro, melhora de 4,1 p.p. ante setembro, de 90,0%. Em um ano, também foi vista melhora, de 0,6 p.p. O indicador mede a eficiência operacional das seguradoras. Quanto menor, melhor. A Bradesco Seguros encerrou dezembro com R$ 260,194 bilhões em ativos totais, 23,8% maior em um ano e 4,6% ante setembro. O patrimônio líquido foi a R$ 27,269 bilhões, expansões de 30,9% e 3,6%, respectivamente e na mesma base de comparação. No ano passado, os prêmios de seguros da Bradesco alcançaram R$ 71,419 bilhões, montante 10,5% superior ao visto em 2015, de R$ 64,612 bilhões. Com esse desempenho, a seguradora atingiu o guidance do banco, que projetava incremento de 8% a 12% no período. Para este ano, a expectativa é de que os prêmios de seguros cresçam de 4% a 8% no conceito pró-forma e de 6% a 10% no publicado. Os destaques em 2016, conforme destaca o Bradesco, em relatório, foram saúde, vida e previdência e capitalização, que apresentaram aumento de 14,7%, 10,7%, e 6,5%, respectivamente. A Bradesco Seguros encerrou o quarto trimestre, considerando os dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) até novembro, com market share de 24,8%, 0,1 p.p. Abaixo da fatia vista no terceiro trimestre e 0,7 p.p. menor em um ano. A seguradora fechou dezembro com 51.266 milhões de segurados, aumento de 2,8% ante setembro e de 2,9% em um ano.