Um fundo de investimento dos Emirados Árabes Unidos vai construir na França um “campus” dedicado à inteligência artificial (IA), que incluirá um grande centro de processamento de dados, o que representa um aporte “de entre 30 bilhões e 50 bilhões de euros (entre 180 bilhões e 300 bilhões de reais)”, anunciou nesta quinta-feira (6) a Presidência francesa.
O investimento faz parte de uma aliança sobre IA assinada hoje em Paris na presença do presidente francês, Emmanuel Macron, e de seu colega dos Emirados, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan. O anúncio foi feito dias antes de uma reunião de cúpula sobre IA que vai reunir líderes de cerca de 80 países na capital francesa.
O campus, cuja localização ainda não foi definida, vai ser desenvolvido pelo fundo de investimento MGX, apoiado pelos Emirados Árabes. Esse foi o primeiro grande investimento anunciado por ocasião da reunião da semana que vem, em que França e Europa querem marcar posição como potências competitivas frente aos Estados Unidos e à China.
Os centros de dados proporcionam a enorme capacidade de cálculo requerida pela IA, uma tecnologia que exige muita energia.