Joel Embiid e Ben Simmons, destaques do Philadelphia 76ers, nao vão poder participar do All-Star Game neste domingo após terem entrado em contato com uma pessoa infectada com coronavírus que, segundo a mídia, é seu barbeiro pessoal.

A retirada abrupta do pivô camaronês e do armador australiano trouxe de volta à tona os questionamentos dos astros da NBA, incluindo LeBron James, sobre a realização deste evento em plena pandemia de covid-19.

A NBA anunciou que está afastando os jogadores por precaução apenas oito horas antes do início do evento na State Farm Arena em Atlanta, na Geórgia.

“Antes de viajar para Atlanta, os jogadores do Philadelphia, Joel Embiid e Ben Simmons, tiveram contato com um indivíduo que hoje foi confirmado como positivo para coronavírus”, explicou a liga norte-americana de basquete em um comunicado.

Os dois jogadores iriam ser adversários na partida de exibição, na qual Embiid faria parte dos cinco titulares da equipe capitaneada por Kevin Durant e o reserva Simmons do time de LeBron James.

Doc Rivers, técnico dos Sixers e responsável pelo Team Durant, decidiu que Embiid fosse substituído na equipe titular por Zion Williamson, o jovem atacante do New Orleans Pelicans.

Aos 20 anos, Williamson se tornará o quarto jogador mais jovem a iniciar um All-Star, depois de LeBron James, Kobe Bryant e Magic Johnson.

– Barbeiro de jogadores testa positivo –

De acordo com a mídia americana, a pessoa com quem Embiid e Simmons estiveram em contato foi seu barbeiro pessoal na Filadélfia.

Depois de testar positivo em um primeiro exame, o cabeleireiro passou por um teste adicional neste domingo que confirmou a infecção.

“A participação de outros All-Stars e membros da comissão técnica do Philadelphia 76ers em Atlanta não foi afetada porque eles não foram expostos ao indivíduo na Filadélfia”, disse a NBA.

De acordo com os protocolos de prevenção de coronavírus da NBA, qualquer jogador com resultado positivo para covid-19 ou que tenha estado em contato próximo com uma pessoa infectada deve se colocar imediatamente em quarentena.

Cerca de trinta jogos foram adiados desde o início da temporada em 22 de dezembro como resultado desses protocolos.

Em uma coletiva de imprensa virtual, Doc Rivers disse que a NBA os informou sobre a situação de Embiid e Simmons na noite de sábado.

“O fato de não poderem jogar é uma decepção para eles, mas o mais importante obviamente é a saúde”, disse o treinador dos Sixers, líder da Conferência Leste com 24 vitórias e 12 derrotas.

Além de Embiid e Simmons, outros jogadores selecionados para o All-Star não poderão participar devido a lesões, como o próprio Kevin Durant (Brooklyn Nets), Anthony Davis (LA Lakers) e Devin Booker (Phoenix Suns).

– “Todos achamos que isso poderia acontecer” –

O anúncio do All-Star Game em meio à pandemia de coronavírus atraiu duras críticas de algumas dos maiores nomes da NBA, incluindo LeBron James (LA Lakers).

“É como um tapa na cara” para os jogadores, disse o astro dos atuais campeões em fevereiro, lembrando que a NBA havia prometido dar a eles uma semana inteira de folga nesta temporada sobrecarregada.

Neste domingo, LeBron disse que a ausência de Embiid e Simmons é “muito lamentável” e destacou que ainda pensa o mesmo sobre a realização do evento.

“Obviamente, algo como isso é algo que todos nós achamos que poderia acontecer”, disse ‘King James’ em uma videoconferência.

“Amo a nossa liga e jogo basquete no mais alto nível (…) Mas acho que, nessas circunstâncias em que vivemos a pandemia e a temporada, poderíamos ter olhado de outra forma. Mas está fora do meu alcance”, disse LeBron, que jogará seu 17º All-Star consecutivo.

O astro do Brooklyn Nets, James Harden, também reiterou neste domingo que “no geral, este jogo All-Star foi um pouco forçado”.

“É um evento de um dia, é muito difícil. Toda esta temporada é muito difícil. Muitas coisas malucas estão acontecendo”, disse o armador, que começará como substituto no Team Durant.

O comissário da NBA, Adam Silver, se defendeu no sábado das críticas garantindo que os jogadores estariam seguros na “mini bolha” que prepararam em Atlanta.

Os protocolos de segurança para este evento determinam que todos os jogadores devem pousar nesta cidade no sábado à noite em voos privados e só podem ficar no hotel e na quadra antes de partir no domingo.

Embiid e Simmons viajaram em voos privados separados para Atlanta no sábado e não entraram em contato com nenhum outro jogador desde sua chegada, informou o The Athletic.

Apenas cerca de 1.500 convidados poderão acessar a State Farm Arena, com capacidade para cerca de 21.000 espectadores.

A saída do All-Star é um golpe para Embiid e Simmons, que estão protagonizando uma temporada espetacular ao levar seu time ao terceiro melhor desempenho na NBA.

No momento, não se sabe o período de quarentena pelo qual as estrelas dos Sixers terão que passar. A equipe vai voltar a jogar na quinta-feira, quando visita o Chicago Bulls.

gbv/ma/aam