Os embarques do iPhone da Apple na China caíram no quarto trimestre de 2023, à medida que a demanda se enfraqueceu e o rival chinês Huawei Technologies aumentou sua participação de mercado, segundo dados da consultoria IDC.
Nos últimos três meses do ano passado, os embarques de iPhones no maior mercado de smartphones do mundo tiveram queda de 2,1%, informou a IDC em pesquisa trimestral. A Apple manteve a liderança na China, mas sua fatia de mercado diminuiu para 20%, de 20,6% um ano antes.
Em todo o ano de 2023, a Apple superou o concorrente local Vivo e tornou-se o maior vendedor de smartphones da China pela primeira vez, com participação de mercado de 17,3%, ante 16,8% em 2022.
Já a Huawei teve um salto de 36% nos embarques do quarto trimestre, que impulsionaram sua fatia para 13,9%, de 10,3% um ano antes. No período, a empresa ficou em quarto lugar no ranking, voltando ao top 5 pela primeira vez em mais de dois anos, detalhou o IDC.
De modo geral, os embarques de smartphones na China tiveram queda de 5% em 2023, a 271,3 milhões de unidades, atingindo o menor volume em uma década. Fonte: Dow Jones Newswires.