O embaixador russo na Polônia ignorou, nesta segunda-feira (25), a convocação oficial das autoridades polonesas que queriam lhe pedir explicações, um dia depois de um míssil russo violar o espaço aéreo polonês, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da Polônia.

O Exército polonês alertou no domingo que um míssil de cruzeiro russo, lançado contra cidades do oeste da Ucrânia, violou o espaço aéreo polonês durante cerca de 40 segundos.

O embaixador “não compareceu hoje ao Ministério das Relações Exteriores para explicar o incidente com mísseis de cruzeiro russos que violaram o espaço aéreo polonês em 24 de março”, anunciou à imprensa o porta-voz do ministério polonês, Pawel Wronski.

“Nos perguntamos se o embaixador está seguindo as instruções do Ministério das Relações Exteriores em Moscou e se pode representar corretamente os interesses da Federação Russa em Varsóvia”, acrescentou Wronski.

O porta-voz indicou ainda que a nota diplomática exigindo tais explicações “será enviada ao Ministério das Relações Exteriores da Rússia por outro meio”.

Questionado sobre o motivo da sua ausência, o embaixador declarou à agência estatal russa Ria Novosti que “não recebeu uma resposta clara” à sua pergunta sobre se a Polônia “tinha a intenção de nos fornecer provas destas acusações”.

“Achei absurdo discutir esta questão sem fornecer provas e me recusei a comparecer ao Ministério das Relações Exteriores polonês”, explicou.

sw/meb/mb/aa