(Reuters) – O funcionamento da embaixada russa em Washington está “bloqueado”, com suas contas bancárias fechadas e funcionários recebendo ameaças, disse a agência de notícias estatal RIA, citando o embaixador Anatoly Antonov neste domingo.

“A embaixada está basicamente bloqueada por entidades governamentais dos Estados Unidos. As contas de nossos dois consulados em Houston e Nova York foram fechadas pelo Bank of America”, disse Antonov, segundo a RIA.

“Recebemos ameaças tanto por telefone quanto por cartas… Em determinado momento, até a saída da embaixada foi bloqueada”, acrescentou.

A Rússia e os EUA estão envolvidos numa disputa sobre o tamanho e o funcionamento de suas respectivas missões diplomáticas desde muito antes de o presidente Vladimir Putin lançar o que ele chama de “operação militar especial” na Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Desde então, as embaixadas russas na Europa também passaram a ser pressionadas e mais de 300 funcionários russos foram expulsos das capitais europeias, levando Moscou a expulsar diplomatas estrangeiros em resposta.

(Reportagem da Reuters)

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI3N0AT-BASEIMAGE


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias