O embaixador nas Nações Unidas indicado pelo anterior governo afegão, derrubado pelos talibãs, deixou o cargo – anunciou a instituição nesta quinta-feira (17).
Ghulam Isaczai “renunciou ao cargo em 15 de dezembro”, de acordo com uma carta recebida na quinta-feira, disse o porta-voz da ONU Farhan Haq à AFP.
A embaixada do Afeganistão na ONU não pôde ser contatada na noite de quinta-feira.
Depois da retomada do poder em agosto por parte dos talibãs, a missão afegã na ONU tem lutado para se manter operacional, disseram fontes diplomáticas.
Em 14 de setembro, Isaczai pediu às Nações Unidas que o confirmassem como embaixador para o Afeganistão, apesar da mudança de poder em Cabul.
No mesmo mês, os talibãs solicitaram a acreditação de Suhail Shaheen, ex-porta-voz do movimento, como novo embaixador, em substituição a Isaczai.
O representante nomeado pelo governo anterior participou do Conselho de Segurança em novembro passado, no qual criticou abertamente os novos líderes islâmicos afegãos.
No início de dezembro, a Assembleia Geral da ONU aprovou uma resolução, adiando por tempo indeterminado a decisão sobre esta disputa.
Os talibãs disseram que a ONU ignora os direitos do povo afegão. Durante seu primeiro mandato, entre 1996 e 2001, o Talibã não teve um embaixador nas Nações Unidas.