(ANSA) – BRASÍLIA, 01 AGO – O embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca, defendeu que a deputada Carla Zambelli deve permanecer presa enquanto as autoridades italianas analisam o pedido de extradição, devido ao risco de nova fuga.
“O fato de ela continuar presa é importante por duas razões: primeiro, para inibi-la de continuar o ataque às instituições brasileiras ? coisa que ela não poderá fazer dentro do presídio.
Segundo, porque evitaria a possibilidade, tendo em vista o comportamento pregresso, de ela fugir da Itália também, caso sinta que uma decisão de extradição seja iminente”, declarou Mosca ao portal PlatôBr.
“A parlamentar tem utilizado uma narrativa falsa que começa com o fato de dizer que se entregou voluntariamente às autoridades italianas. Ela foi capturada em casa”, acrescentou.
Questionado sobre a hipótese de as autoridades italianas aceitarem um eventual pedido de refúgio de Zambelli, o embaixador respondeu que o país “tem políticas muito sérias de combate à criminalidade e de cooperação policial e jurídica”, incluindo com o Brasil.
“Não vejo a Itália, por questões de cidadania ou perseguição política, acobertando uma pessoa condenada no Brasil dentro de um processo legal, com amplo direito de defesa”, disse.
Zambelli passa nesta sexta-feira (1º) por uma audiência de custódia perante a Justiça italiana. A sessão poderá definir se ela continuará presa, se será colocada em prisão domiciliar ou se responderá em liberdade ao processo de extradição. (ANSA).