Brasil

Embaixador da Itália no Brasil se reúne com governador do PR

SÃO PAULO, 26 JAN (ANSA) – O embaixador da Itália no Brasil, Francesco Azzarello, se reuniu nesta terça-feira (25) com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu, para debater diversos assuntos para o estado.   

Segundo o governo, “o objetivo é firmar, em breve, uma nova parceria com o país europeu por meio de cooperações técnicas em diversos segmentos”.   


“Para nós é motivo de muita alegria recebê-lo. O Paraná tem uma relação muito forte com a Itália. A gente deve muito aos italianos, principalmente na formação do desenvolvimento econômico e social do estado”, afirmou Ratinho Junior em nota oficial divulgada pela agência estadual de notícias.   

O político apresentou a Azzarello diversas ações em áreas como transportes ferroviários e rodoviários, além dos segmentos automotivos, de produção alimentar, de tecnologia, proteção ambiental, segurança pública e sustentabilidade.   

Por sua vez, ainda conforme o governo paranaense, o embaixador mostrou ações italianas no setor de transportes e sobre projetos de uso do lixo orgânico para produzir energia.   

“Apesar da grande diferença territorial, o agronegócio tem um peso significativo na economia italiana, como acontece no Brasil, e o Paraná se destaca nacionalmente neste setor”, declarou Azzarello em nota oficial.   

O governo paranaense lembra que desde 2009, Paraná e Itália mantém acordo bilateral para a formação e apoio “a pequenos agricultores, fortalecimento da agroindústria, preservação do meio ambiente e o incentivo aos parques tecnológicos e ao comércio entre as regiões”.   

“Além disso, Azzarello apresentou ao governador a empresa de tecnologia Leonardo, multinacional que atua no setor da tecnologia aeroespacial, defesa e segurança”, diz ainda a nota.   

O embaixador lembrou que o Paraná é “o terceiro estado em volume de negócios com os italianos, atrás de São Paulo e Minas Gerais” e que “o intercâmbio comercial cresceu e continua a crescer, embora ainda esteja longe de alcançar toda a sua potencialidade”.   

Outras reuniões – Além do encontro com Ratinho Junior, Azzarello se reuniu com outras personalidades importantes do estado, como o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.   

Durante o encontro, o embaixador entregou à primeira-dama, Margarita Sansone, a Comenda Ordine della Stella D’Italia no grau Cavaliere. A honraria foi concedida pela atuação de Sansone no “âmbito social em prol da comunidade italiana e da população menos favorecida”.   

Azzarello também se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), José Laurindo, e com o comandante do Exército da região Paraná-Santa Catarina, general Castro.   

(ANSA).