Embaixador Cortese lança festival ‘Na Praia’ dedicado à Itália

BRASÍLIA, 17 JUN (ANSA) – O Embaixador Alessandro Cortese inaugurou na “Sala Nervi” da Embaixada da Itália em Brasília o evento de apresentação da parceria entre a sede diplomática e a edição de 2025 do “Na Praia Festival”, com a presença de jornalistas e autoridades.   

Representando o Governo do Distrito Federal, estiveram presentes o Secretário de Relações Internacionais, Paco Britto e o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes.   

“Na Praia” é um dos eventos mais aguardados da capital federal. Com shows, apresentações culturais, esporte, lazer e gastronomia, o festival tem duração de três meses, do fim de junho a meados de setembro, e cada edição homenageia um país.   

Neste ano, o tema é a Itália: a cenografia será totalmente inspirada em suas belezas arquitetônicas, sua cultura e estilo de vida.   

Nos últimos meses, graças à colaboração com a Enit (Agência Nacional de Turismo da Itália), a Embaixada organizou uma missão à Itália para a equipe do “Na Praia”. A viagem, com um roteiro riquíssimo de norte a sul do país, foi pensada para os arquitetos e designers do festival, que tiveram a possibilidade de captar inúmeras inspirações de perto – da Costa Amalfitana a Veneza, passando por Roma, Toscana, Ligúria, Milão e Verona – e experimentar de forma direta o verdadeiro estilo italiano.   

Em seu discurso, o Embaixador se disse orgulhoso por a Itália ter sido escolhida como tema da edição deste ano. “Foi um prazer trabalhar com a equipe dos extraordinários profissionais da R2, que organiza o Festival, e contribuir para a criação de um ambiente rico em elementos culturais, decorativos e de design que transmitam, da forma mais fiel possível, as sensações e emoções do nosso Bel Paese”, afirmou Cortese.   

A parceria entre a Embaixada e a equipe da R2 tem como objetivo transmitir às centenas de milhares de visitantes do “Na Praia” – em sua maioria jovens – uma visão da Itália o mais autêntica possível.   

Durante o evento de lançamento, a apresentação da representante da Enit no Brasil, Barbara Oristanio, destacou a importância da promoção dos territórios no âmbito do turismo das raízes. Em seguida, a equipe do “Na Praia” compartilhou com o público sua experiência de viagem e relatou as ideias e sensações experimentadas ao longo dessa vivência.   

Bruno Sartório, um dos sócios do Grupo R2, ressaltou a importância do acolhimento da Embaixada e da Enit para o festival. “Na Praia tem a oportunidade de transportar o público brasiliense para outros destinos, afinal, a cultura é o alimento da alma”, declarou.   

Já o Diretor de Criação do Grupo R2, Thiago Reis, enfatizou que as publicações sobre o roteiro da viagem à Itália bateram recorde de engajamento do público nas redes sociais. Ele aproveitou para apresentar aos convidados o conceito, parte da estrutura cênica do festival e as atrações do evento.   

Com mais de 70 atrações musicais, a nona edição do “Na Praia Festival” traz uma lista extensa e estrelada de artistas nacionais, que inclui Gusttavo Lima, Caetano Veloso, Pabllo Vittar, Jorge e Mateus, Alceu Valença, Baco Exu do Blues, Leci Brandão, Zé Ramalho, entre tantos outros nomes. (ANSA).