No final de maio, Bianca Andrade, mais conhecida como Boca Rosa, se tornou alvo de comentários nas redes sociais por conta de seu emagrecimento. Após críticas de alguns internautas, a influenciadora e empresária usou o Stories do Instagram para esclarecer a nova forma física.

+Pielonefrite: médico explica infecção que causou a internação de Preta Gil
+Saúde da filha de Neymar e Bruna Biancardi volta a ser questionada: ‘Ela está sempre assim’

“Tem uma galera no Twitter que falou que eu estou muito magra, que eu estou muito feia, que eu estou exagerando na harmonização. Eu realmente estou muito magra, nunca estive com esse peso em toda a minha vida, dá para ver pelo meu braço. Toda vez que eu emagreço, meu rosto afunda no maxilar e a maça do rosto cresce. Eu até tenho harmonização, mas assim eu fiz há muitos anos”, explicou Bianca.

“Dessa vez, eu emagreci de estresse mesmo. Estresse de trabalho, de não comer, não foi saudável, não foi maneiro. É importante lembrar que a gente não pode julgar o corpo do coleguinha, porque isso adoece as pessoas”, prosseguiu.

“Eu não faço preenchimento e não coloco o ácido hialurônico há muito tempo. A boca eu botei mais um pouquinho. Estou com essa cara porque realmente estou muito magra, não foi que eu exagerei e mesmo se eu quisesse ter colocado algo, se eu tivesse vontade de fazer harmonização, seria um problema meu, entende? E tem uma galera que toda vez que eu posto tutorial de maquiagem comentam que o meu rosto é torto. Pelo amor de Deus, parem com isso”, finalizou.

Emagrecimento X harmonização facial

Para entender o caso de Bianca Andrade, a IstoÉ Gente procurou o Dr. Thales Wilson, cirurgião dentista, professor e especialista em harmonização facial, que explica a nova aparência da influenciadora.

Com o passar dos anos, todos nós envelhecemos e começamos a apresentar sinais visíveis desse processo no rosto. O envelhecimento facial ocorre em várias etapas:

1. Remodelação óssea: A cavidade dos olhos aumenta de tamanho, alguns ossos são remodelados pelos músculos e tornam-se menos evidentes.

2. Perda de gordura superficial: Perdemos a gordura superficial do rosto, responsável pela sua sustentação, o que cria um efeito de derretimento. Essa perda resulta no surgimento de olheiras, rugas de expressão (como o bigode chinês), linhas de marionete e aumento de volume nas regiões conhecidas como jowls, ou buldogues.

Essas mudanças ocorrem independentemente da realização de uma bichectomia, que é uma cirurgia que remove a bola de Bichat, uma gordura profunda do rosto que não tem relação com a sustentação facial. Não há comprovação científica que contrarie essa informação.

  • Tendências atuais em procedimentos estéticos– A popularidade da bichectomia diminuiu em comparação com cinco anos atrás;
    – Procedimentos estéticos passaram por várias tendências, como o boom da tricologia e a harmonização de glúteos;
    – Atualmente, um dos procedimentos mais procurados é a lipoaspiração cirúrgica de papada, influenciado muitas vezes por influencers.
  • Efeitos adversos

    – Aparência cadavérica é geralmente associada a emagrecimento exagerado;
    – Pode estar relacionado à bichectomia, mas na maioria dos casos, resulta de exagero no preenchimento da região malar e do ângulo da mandíbula.
  • Alerta

O Dr. Thales Wilson ressalta que, em caso de dúvidas, procure por seu profissional de confiança.