Um vídeo mostrando policiais militares queimando uma cruz e fazendo saudações que remetiam à saudação nazista foi publicado na conta do Instagram do 9º Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de São José do Rio Preto, em São Paulo, nesta terça-feira, dia 15.
Na gravação, é possível ver a cruz em chamas e uma trilha com caminho marcado por fogo. Em outro trecho do vídeo, é possível ver um brasão de fogo no chão, onde constava a palavra Baep e vários PMs ao redor. Viaturas e bandeiras da corporação também apareciam nas imagens.
Depois da repercussão negativa nas redes sociais, o vídeo foi apagado do Instagram da corporação. De acordo com o portal de notícias G1, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirmou que a Polícia Militar repudia qualquer manifestação de intolerância e não compactua com desvios de conduta.
Além disso, foi informado que, assim que teve ciência das imagens, a corporação instaurou um procedimento para investigar as circunstâncias do caso. Foi dito que, se comprovadas as irregularidades, os envolvidos serão responsabilizados.