CIDADE DO VATICANO, 27 ABR (ANSA) – Em uma mensagem em vídeo, o papa Francisco voltou a expressar seu desejo de que as Coreias do Norte e do Sul tenham um futuro baseado na “união, no diálogo e na solidariedade fraterna”.
A gravação foi divulgada neste sábado (27), no aniversário de um ano da Declaração de Panmunjom, que marcou o primeiro encontro entre o líder do Norte, Kim Jong-un, e o presidente do Sul, Moon Jae-in.
Na ocasião, os dois se comprometeram em assinar um acordo de paz definitivo ainda em 2018, o que acabou não acontecendo, e com a desnuclearização da Península Coreana, processo que também não avançou.
“Que essa celebração possa oferecer a todos a esperança de que um futuro baseado na união, no diálogo e na solidariedade fraterna seja realmente possível. Por meio de esforços pacientes e perseverantes, a busca por harmonia e concórdia pode superar as divisões e contraposições”, disse o Papa.
“Rezo para que este aniversário da Declaração de Panmunjom possa proporcionar uma nova era de paz para todos os coreanos”, acrescentou.
O ano de 2018 foi marcado pela reaproximação da Coreia do Norte com a Coreia do Sul e os Estados Unidos, mas a última reunião entre Kim e Donald Trump, no Vietnã, em fevereiro, terminou de forma abrupta por causa da falta de acordo entre os dois líderes.
Pyongyang exige a remoção de parte das sanções internacionais para desativar totalmente uma de suas unidades de testes nucleares, enquanto Washington quer que o país asiático abra mão de todo o seu arsenal atômico. (ANSA)