Em ‘Vale Tudo’, Heleninha decide buscar ajuda no Alcóolicos Anônimos

Personagem vivida por Paolla Oliveira enfrentará um momento decisivo em sua trajetória na novela das 21h da TV Globo

Globo/Léo Rosario
Heleninha (Paolla Oliveira) decide buscar ajuda no Alcóolicos Anônimos Foto: Globo/Léo Rosario

Heleninha (Paolla Oliveira) enfrenta um momento decisivo em sua trajetória na novela “Vale Tudo”, da TV Globo. Após ver Tiago (Pedro Waddington) seguindo seus passos e se envolvendo com bebida, ela se dá conta do impacto devastador de sua dependência. Em cenas previstas para irem ao ar nesta sexta, 15, a artista plástica decide buscar ajuda profissional e tem uma conversa sincera com a Dra. Ana (Arieta Corrêa) sobre seu desejo de mudar.

+ Mistérios no ar: perguntas sem respostas intrigam fãs de ‘Vale Tudo’
+ ‘Vale Tudo’: Raquel descobre sabotagem e parte para cima de Odete

Diante disso, a médica sugere que Heleninha participe das reuniões do Alcoólicos Anônimos (A.A.) e também comece a se responsabilizar financeiramente por sua vida e pela de Tiago.

Heleninha aceita o desafio e, em um gesto de coragem, vai ao A.A. acompanhada de Afonso (Humberto Carrão). No local, ela ouve depoimentos tocantes e, emocionada, compartilha sua própria história, revelando que começou a beber aos 16 anos e que o vício se intensificou após a morte de seu irmão gêmeo, Leonardo (Guilherme Magon). Além disso, declara que aquele será seu “dia um” de recuperação.

Em 'Vale Tudo', Heleninha decide buscar ajuda no Alcóolicos Anônimos

Heleninha (Paolla Oliveira) decide buscar ajuda no Alcóolicos Anônimos – Foto: Globo/Léo Rosario

Na primeira versão de “Vale Tudo”, a personagem também buscou ajuda no Alcoólicos Anônimos na reta final da novela. “Dessa vez, a gente tem a possibilidade de falar sobre isso mais cedo. E, pensando que eu comecei a construção da Heleninha visitando A.A., faz todo sentido pensar na trajetória dela até aqui. A principal expectativa é desconstruir a imagem do alcoolista como uma pessoa fracassada, sem força de vontade”, declara Paolla Oliveira.

“Trazer a Heleninha para o A.A. também é uma maneira de dizer que essa doença não escolhe raça, nem cor, nem sexo. E, acima de tudo, gerar empatia, compaixão, e entendimento para além dos julgamentos, principalmente o moral, que é o que mais acontece. Além disso, é uma forma de fazer com que as pessoas busquem ajuda pela identificação, e se assumam doentes, que é um dos passos deles também. A partir daí, saber que existe ajuda e ter esperança”, completa a atriz.

A decisão de participar das reuniões do A.A. marcará um ponto de virada na trajetória de Heleninha na novela. A jornada da personagem será reforçada nas redes sociais da TV Globo, com repercussão das cenas da novela e conteúdos exclusivos de bastidores.

Importância do drama de Heleninha

Ao mostrar o drama enfrentado por Heleninha e sua recuperação ao passar a frequentar a irmandade, a versão original de “Vale Tudo”, exibida em 1988, contribuiu para que muitas pessoas buscassem ajuda.

Edelto Tavares Leite, vice-presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil (JUNAAB), comenta sobre a importância da exibição deste núcleo na televisão: “As novelas da TV Globo são reconhecidas por abordarem com sensibilidade questões sociais relevantes — como, agora, a doença do alcoolismo. Essa visibilidade é essencial para reduzir estigmas e encorajar a busca por ajuda”.

“A primeira versão de ‘Vale Tudo’ marcou a história de Alcoólicos Anônimos do Brasil, com um significativo aumento na procura de homens e mulheres por nossa irmandade. O alcoolismo não tem cura, mas há recuperação. É possível construir uma nova vida sem o álcool, e o programa de A.A., que acaba de completar 90 anos, é um exemplo”, segue Edelto.

“Reconhecido mundialmente, tem ajudado milhares de pessoas em sua jornada de recuperação. Acreditamos que, por meio da história da personagem Heleninha, interpretada por Paolla Oliveira, a mensagem de A.A. alcançará mais uma vez a quem ainda sofre com essa doença”, finaliza.