Heleninha (Paolla Oliveira) enfrenta um momento decisivo em sua trajetória na novela “Vale Tudo”, da TV Globo. Após ver Tiago (Pedro Waddington) seguindo seus passos e se envolvendo com bebida, ela se dá conta do impacto devastador de sua dependência. Em cenas previstas para irem ao ar nesta sexta, 15, a artista plástica decide buscar ajuda profissional e tem uma conversa sincera com a Dra. Ana (Arieta Corrêa) sobre seu desejo de mudar.
+ Mistérios no ar: perguntas sem respostas intrigam fãs de ‘Vale Tudo’
+ ‘Vale Tudo’: Raquel descobre sabotagem e parte para cima de Odete
Diante disso, a médica sugere que Heleninha participe das reuniões do Alcoólicos Anônimos (A.A.) e também comece a se responsabilizar financeiramente por sua vida e pela de Tiago.
Heleninha aceita o desafio e, em um gesto de coragem, vai ao A.A. acompanhada de Afonso (Humberto Carrão). No local, ela ouve depoimentos tocantes e, emocionada, compartilha sua própria história, revelando que começou a beber aos 16 anos e que o vício se intensificou após a morte de seu irmão gêmeo, Leonardo (Guilherme Magon). Além disso, declara que aquele será seu “dia um” de recuperação.

Heleninha (Paolla Oliveira) decide buscar ajuda no Alcóolicos Anônimos – Foto: Globo/Léo Rosario
Na primeira versão de “Vale Tudo”, a personagem também buscou ajuda no Alcoólicos Anônimos na reta final da novela. “Dessa vez, a gente tem a possibilidade de falar sobre isso mais cedo. E, pensando que eu comecei a construção da Heleninha visitando A.A., faz todo sentido pensar na trajetória dela até aqui. A principal expectativa é desconstruir a imagem do alcoolista como uma pessoa fracassada, sem força de vontade”, declara Paolla Oliveira.
“Trazer a Heleninha para o A.A. também é uma maneira de dizer que essa doença não escolhe raça, nem cor, nem sexo. E, acima de tudo, gerar empatia, compaixão, e entendimento para além dos julgamentos, principalmente o moral, que é o que mais acontece. Além disso, é uma forma de fazer com que as pessoas busquem ajuda pela identificação, e se assumam doentes, que é um dos passos deles também. A partir daí, saber que existe ajuda e ter esperança”, completa a atriz.
A decisão de participar das reuniões do A.A. marcará um ponto de virada na trajetória de Heleninha na novela. A jornada da personagem será reforçada nas redes sociais da TV Globo, com repercussão das cenas da novela e conteúdos exclusivos de bastidores.
Importância do drama de Heleninha
Ao mostrar o drama enfrentado por Heleninha e sua recuperação ao passar a frequentar a irmandade, a versão original de “Vale Tudo”, exibida em 1988, contribuiu para que muitas pessoas buscassem ajuda.
Edelto Tavares Leite, vice-presidente da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil (JUNAAB), comenta sobre a importância da exibição deste núcleo na televisão: “As novelas da TV Globo são reconhecidas por abordarem com sensibilidade questões sociais relevantes — como, agora, a doença do alcoolismo. Essa visibilidade é essencial para reduzir estigmas e encorajar a busca por ajuda”.
“A primeira versão de ‘Vale Tudo’ marcou a história de Alcoólicos Anônimos do Brasil, com um significativo aumento na procura de homens e mulheres por nossa irmandade. O alcoolismo não tem cura, mas há recuperação. É possível construir uma nova vida sem o álcool, e o programa de A.A., que acaba de completar 90 anos, é um exemplo”, segue Edelto.
“Reconhecido mundialmente, tem ajudado milhares de pessoas em sua jornada de recuperação. Acreditamos que, por meio da história da personagem Heleninha, interpretada por Paolla Oliveira, a mensagem de A.A. alcançará mais uma vez a quem ainda sofre com essa doença”, finaliza.