Comportamento

Em um dia, meio milhão de italianos baixa aplicativo para rastrear contatos doentes

Em um dia, meio milhão de italianos baixa aplicativo para rastrear contatos doentes

Uma jovem consulta seu smartphone em um parque em Milão, 4 de maio de 2020 na Itália - AFP

Meio milhão de usuários baixou em um dia o aplicativo para telefones celulares que permite o rastreamento de contatos infectados com coronavírus, informou o jornal Il Corriere della Sera.

“Mais de 500.000 downloads em 24 horas, ocupa o primeiro lugar na lista dos aplicativos mais baixados na Itália”, diz o jornal.

“Foi elogiado por sua simplicidade e os cidadãos entenderam sua utilidade”, disse a ministra da Inovação, Paola Pisano, citada pelo jornal.

O resultado é surpreendente, já que o aplicativo estará operacional a partir de segunda-feira, 8 de junho, em apenas quatro regiões, enquanto entrará em operação nas outras 16 uma semana depois.

Com o nome ‘Immuni’, o aplicativo foi produzido pela empresa Bending Spoons em Milão, contou com o apoio de uma equipe de médicos e especialistas e respeita os padrões estabelecidos pela União Europeia.

O sistema é baseado na tecnologia bluetooth e não na geolocalização e possui um código de rastreamento para todos os celulares que também será anônimo e temporário.

O projeto italiano faz parte do plano Pan-European Privacy Preserving Proximity Tracing (PEPP-PT).

Os usuários podem baixá-lo gratuitamente e os dados pessoais são protegidos, pois não saem do telefone.

O princípio é que, se uma pessoa que usa o aplicativo descobre que é positiva para COVID-19, deve enviar seus dados para um servidor, para que o sistema volte no tempo e mapeie seus contatos via bluetooth para avisar aqueles com quem teve contato próximo.

A empresa Bending Spoons concedeu livremente ao governo todos os direitos de uso do aplicativo, assim como de suas atualizações.

A Itália é um dos países mais afetados no mundo pela pandemia, que matou mais de 33.500 pessoas e infectou 233.599 em toda a península.

Veja também

+ Entenda como a fase crítica da pandemia de Covid-19 pode ter sido superada em SP
+ Tubarão-martelo morde foil de Michel Bourez no Tahiti. VÍDEO
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Ford Ranger supera concorrentes e é líder de vendas
+ Cantora Patricia Marx se assume lésbica aos 46 anos de idade
+ Saiba em quais lugares o contágio pelo novo coronavírus pode ser maior