Em seu Dia Nacional, Bahrein reforça compromisso com o Brasil e a causa palestina

O embaixador do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi
O embaixador do Bahrein, Bader Abbas Alhelaibi Foto: Divulgação

A Embaixada do Reino do Bahrein no Brasil promoveu, nesta terça-feira, 9, um evento solene em Brasília para celebrar o Dia Nacional do país. A cerimônia, realizada no Villa Rizza, reuniu autoridades e corpo diplomático para marcar a formação do Estado do Bahrein (1783) e o 26º aniversário da ascensão do Rei Hamad bin Isa Al Khalifa ao trono.

  • Evento celebrou os 50 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Bahrein;

  • Embaixador destacou a eleição do país para o Conselho de Segurança (2026-2027);

  • Brasil é o principal fornecedor de minério de ferro para a nação do Golfo.

Durante o discurso, o embaixador Bader Abbas Alhelaibi enfatizou o papel crescente do Bahrein na geopolítica global, pautado pela moderação e pelo diálogo. O diplomata celebrou a recente eleição do país como membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU para o biênio 2026-2027.

“Essa conquista reflete a confiança da comunidade internacional na sabedoria da liderança bahreinita. Ela atribui ao Bahrein a responsabilidade de continuar a contribuir para a paz, apoiar as causas árabes — especialmente a causa palestina —, empoderar jovens e mulheres e enfrentar desafios que ultrapassam fronteiras”, declarou Alhelaibi.

“Orgulhamo-nos da abordagem do Reino do Bahrein, baseada no diálogo, na paz e na proteção dos direitos humanos, o que reforçou nossa presença ativa a nível internacional”

Parceria Estratégica com o Brasil

As relações bilaterais, estabelecidas em 1974, completaram 50 anos em 2024 vivendo um período de expansão. O embaixador destacou que os laços estão “profundamente enraizados na cooperação mútua”, com avanços significativos no comércio e na diplomacia.

Atualmente, o Brasil possui uma embaixada em Manama (inaugurada em 2021), e o Bahrein mantém em Brasília sua primeira representação na América do Sul (aberta em 2018).

Dados da Balança Comercial e Acordos:

  • Mineração: O Brasil é o principal fornecedor de minério de ferro para o Bahrein, respondendo por cerca de 80% das exportações nacionais para o país;

  • Diversificação: Há parcerias em andamento nos setores de tecnologia agrícola, saneamento, turismo e esportes;

  • Segurança Jurídica: Desde 2018, vigora o Acordo Bilateral sobre Serviços Aéreos, além de memorandos nas áreas militar e cultural.

O embaixador concluiu ressaltando que a presidência atual do Bahrein no Conselho de Cooperação do Golfo reforça o papel do país na promoção da estabilidade regional e na integração econômica árabe.