ROMA, 21 NOV (ANSA) – Em uma semifinal épica em Bolonha, a Itália venceu a Bélgica por 2 0, com triunfos de Matteo Berrettini e Flavio Cobolli, e se classificou para a final da Copa Davis. A Azzurra lutará pelo terceiro título seguido do torneio.
No primeiro embate do dia na capital da região da Emilia-Romagna, um sólido Berrettini superou Raphael Collignon por 2 sets a 0, após parciais de 6/3 e 6/4.
Contudo, uma batalha épica que durou pouco mais de três horas entre Cobolli e Zizou Bergs determinou a classificação da Azzurra do capitão Filippo Volandri para sua terceira decisão consecutiva.
Com o apoio da torcida em Bolonha, o italiano salvou sete match-points para superar o adversário belga em 6/3, 6/7 (5) e 7/6 (15).
“Não sei o que dizer. Somos um grupo de cinco caras que se entregam de corpo e alma sempre que entram em campo. Lutamos uns pelos outros, estamos tentando realizar nosso sonho, que vocês todos sabem qual é. Vivi meu maior sonho, obrigado a todos”, disse Cobolli, que rasgou o uniforme durante a comemoração.
Mesmo sem Jannik Sinner e Lorenzo Musetti, a Itália lutará pelo tricampeonato seguido da Copa Davis diante da vencedora de Espanha e Alemanha, que se enfrentam no próximo sábado (22).
(ANSA).