Os parlamentares da Câmara dos Deputados gastaram R$ 1,3 milhão com divulgação no Facebook e Instagram durante os primeiros seis meses de 2025. As verbas destinadas às redes sociais têm relação com o impulsionamento de publicações nas plataformas.
O total gasto com “divulgação da atividade parlamentar” — que inclui dar publicidade ao trabalho e às ações dos políticos durante o mandato — representa quase 40% das despesas da cota parlamentar.
Vale lembrar que, apesar dos altos valores, o gasto com impulsionamento de conteúdos nos aplicativos da Meta é um pouco mais de 2% do total desembolsado pelos deputados com divulgação legislativa.
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Alguns parlamentares, no entanto, se destacam pela generosa fatia monetária destinada às redes sociais e apontam disposição em ganhar popularidade dentro da internet. Durante 2024 e até o primeiro semestre de 2025, o deputado Bruno Ganem (Podemos-SP) liderou os gastos. Nesta reportagem, ele comenta as despesas e faz um balanço sobre a efetividade dos impulsionamentos.
Confira os deputados que mais gastaram com impulsionamento de conteúdos no Facebook e Instagram nos primeiros seis meses de 2025:
- Bruno Ganem (Podemos-SP) — R$ 185.000,02
- Rodrigo Gambale (Podemos-SP) — R$ 47.519,65
- Renata Abreu (Podemos-SP) — R$ 46.344,66
- Jilmar Tatto (PT-SP) — R$ 45.000,00
- Rafael Brito (MDB-AL) — R$ 42.266,28
- Lucio Mosquini (MDB-RO) — R$ 38.692,00
- Zeca Dirceu (PT-PR) — R$ 32.943,50
- Eduardo da Fonte (PP-PR) — R$ 31.844,99
- Weliton Prado (Solidariedade-MG) — R$ 31.092,0
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) — R$ 30.736,23
Nos primeiros seis meses deste ano, três deputados do Podemos foram os que mais gastaram com divulgação de verba parlamentar no Facebook.
O deputado que mais utilizou a verba para este fim foi Bruno Ganem. É preciso somar o valor gasto pelos quatro parlamentares seguintes ao político para chegar em um valor similar ao dele. No Facebook, o perfil de Ganem tem um milhão de seguidores e compartilha publicações com combate aos maus-tratos animais.
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Ele também foi o deputado que mais gastou no último ano. Em 2024, o político utilizou R$ 219.500 com a divulgação parlamentar no Facebook. Já no ano retrasado, a maior verba destinada para este fim foi de Marcelo Queiroz (PSDB-RJ).
Deputados que mais gastaram com impulsionamento de conteúdos no Facebook e Instagram em 2024:
- Bruno Ganem (Podemos-SP) — R$ 219.500,00
- Marcelo Queiroz (PSDB-RJ) — R$ 110.905,72
- Gleisi Hoffmann (PT-PR) — R$ 95.158,64
- Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) — R$ 56.597,45
- André Janones (Avante-MG) — R$ 55.967,48
- Lucio Mosquini (MDB-RO) — R$ 51.639,92
- Lindbergh Farias (PT-RJ) — R$ 50.905,80
- Jilmar Tatto (PT-SP) — R$ 50.711,89
- Ana Paula Lima (PT-SC) — R$ 50.437,79
- Júnior Ferrari (PSD-PA) — R$ 49.029,29
Procurado pela IstoÉ, o deputado federal Bruno Ganem (Podemos-SP) declarou que a verba de gabinete é limitada e pode ser utilizada em diversas frentes, optando por economizar em outras áreas para abrir um “diálogo direto” com a população por meio das redes sociais.
“Conseguimos alcançar milhares de pessoas de forma rápida e acessível”, pontuou o parlamentar, acrescentando que o intuito é utilizar a verba pública para “fortalecer a conexão com os cidadãos” e não para possíveis “benefícios pessoais”.
No que tange aos resultados dos gastos com divulgação parlamentar no Facebook, Ganem afirmou que houve um aumento expressivo no engajamento da rede social. “Essa interação é essencial para um mandato participativo e transparente”, concluiu.
Deputados que mais gastaram com impulsionamento de conteúdos no Facebook e Instagram em 2023:
- Marcelo Queiroz (PSDB-RJ) — R$ 273.270,12
- Bruno Ganem (Podemos-SP) — R$ 252.690,67
- Weliton Prado (Solidariedade-MG) — R$ 73.773,30
- Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) — R$ 49.079,16
- Dimas Fabiano (PP-MG) — R$ 48.702,05
- Célio Studart (PSD-CE) — R$ 45.105,22
- Alex Manente (Cidadania-SP) — R$ 39.115,73
- Fernando Marangoni (União-SP) — R$ 39.082,95
- Rafael Brito (MDB-AL) — R$ 35.767,89
- Júnior Ferrari (PSD-PA) — R$ 34.969,28
De acordo com o levantamento, o deputado Marcelo Queiroz (PSDB-RJ), que liderou os gastos em 2023, parou subitamente de destinar verba para plataformas da Meta a partir de abril de 2024. Até o momento da apuração, o parlamentar não havia voltado a gastar com impulsionamento de conteúdos do Facebook e Instagram.
Em seu perfil no Instagram, ele acumula 192 mil seguidores e também enfatiza a pauta da defesa dos animais.
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Durante 2023, ele gastou mensalmente com impulsionamento de conteúdos – destinando valores de cerca de R$20 mil mensais para as plataformas da Meta.
Também procurado pela IstoÉ, Queiroz não respondeu os questionamentos da reportagem até o momento da publicação.