Até o domingo passado, o Palmeiras era líder do Campeonato Brasileiro, só com boas notícias e nada parecia atrapalhar a equipe. Em menos de uma semana, tudo mudou e o time entra em campo para enfrentar a Chapecoense, nesta quinta-feira, às 21h30, na Arena Condá, em Chapecó (SC), pela 18.ª rodada, pressionado para evitar mais uma frustração.

O técnico Cuca deixou de lado a parte tática e trabalhou mais como um psicólogo nesta semana para não deixar a equipe perder o embalo, de quem ficou nove rodadas na liderança do Brasileirão e agora precisa correr atrás dos concorrentes.

O treinador comandou dois treinamentos descontraídos na terça e na quarta-feira, antecipou a viagem para Chapecó em um dia, decidiu dar entrevista no lugar de qualquer jogador e passou aos jogadores a sensação de que tudo isso é apenas uma leve queda de um time que logo estará no topo da tabela de classificação. “Fim de semana muito ruim para nós, em todos os sentidos. Tem uma nuvenzinha preta que parou aqui, mas já vai sair. Vai para os lados do aeroporto, para Baixada, para o Sul… Sai daqui”, brincou.

A primeira má notícia foi a grave lesão do goleiro Fernando Prass, que nesta quarta-feira passou por cirurgia no cotovelo direito e a previsão é que retorne aos gramados apenas no ano que vem. Depois, três funcionários do clube que estavam indo para a partida contra o Botafogo, no último domingo, no Rio, sofreram um acidente de carro onde um poste caiu em cima do veículo e um deles precisou ser hospitalizado, mas passa bem.

Dentro de campo, derrota por 3 a 1 para o Botafogo, lembrando que na rodada passada o Palmeiras já havia perdido em casa para o Atlético Mineiro por 1 a 0. Para completar a “nuvem negra” dita por Cuca, na última terça-feira Alecsandro foi julgado por doping e condenado a dois anos de suspensão. Tudo isso sem contar que o clube acertou a venda de seu principal jogador, o atacante Gabriel Jesus, para o Manchester City.

Mas Cuca sabe que a queda do Palmeiras não é apenas por azar. Alguns jogadores caíram de rendimento e o time não conseguiu se adaptar, principalmente do meio para frente, sem Gabriel Jesus, que está com a seleção brasileira olímpica.

DÚVIDAS – Cuca já testou Lucas Barrios, Erik e Leandro Pereira no lugar de Gabriel Jesus, depois tirou Dudu e não gostou de nenhuma das formações. Por isso, não quis antecipar quem joga em Chapecó, mas a tendência é que Dudu volte ao time e atue junto com Róger Guedes e Erik.

O zagueiro Edu Dracena, suspenso e machucado, é desfalque certo e em seu lugar Thiago Martins reaparece na equipe. A boa notícia é que Tchê Tchê, suspenso na última rodada e que desfalcou o time pela primeira vez no Brasileirão, está de volta para dar equilíbrio ao meio de campo.