Dois dos principais nadadores do Brasil, Cesar Cielo e Etiene Medeiros começaram o Troféu José Finkel com medalha. Nesta terça-feira, na piscina da Universidade Santa Cecília, em Santos, o primeiro – com a companhia de Gabriel Silva Santos, Pedro Henrique Silva Spajari e Marcelo Chierighini – ajudou o Pinheiros-SP a vencer o revezamento 4×50 metros livre com o tempo de 1min27s65.

Recentemente campeã mundial, em Budapeste (Hungria), na prova dos 50 metros costas, Etiene Medeiros foi medalha de prata com o Sesi-SP com o tempo de 1min42s46. A vitória foi da Unisanta, a dona da casa, com 1min41s67.

Diversos atletas de renome na natação brasileira caíram na água e conquistaram uma vaga no pódio. Algumas positivas surpresas, claro, também deram as caras em Santos. A primeira delas aconteceu na prova dos 400 metros livre feminino. Dona do pior tempo nas eliminatórias pela manhã, Manuella Lyrio, do Pinheiros, venceu a final com o tempo de 4min16s52. Ela bateu Poliana Okimoto, da Unisanta, que disputou o Mundial e ganhou o bronze na maratona aquática dos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Também nos 400 metros livre, entre os homens, não faltou emoção. O recordista sul-americano Brandonn Almeida, do Corinthians-SP, liderou boa parte da prova, mas nos últimos metros foi superado por Giuliano Rocco, do Minas Tênis Clube-MG, que ganhou com o tempo de 3min51s42, apenas 13 centésimos à frente do nadador corintiano.

Na disputa dos 100 metros peito feminino, Jhennifer Alves Conceição confirmou o favoritismo depois de bater o melhor tempo nas eliminatórias pela manhã e conquistou a vitória, seguida por Julia Sebastian, da Unisanta, e pela argentina Macarena Ailen Ceballos, do Minas Tênis Clube.