ROMA, 13 NOV (ANSA) – O governo italiano pretende manter seu orçamento “inalterado” nesta terça-feira (13), no dia limite imposto pela União Europeia (UE) para uma resposta sobre a redução do déficit da manobra realizada pela coalizão entre Liga e Movimento 5 Estrelas (M5S).   

“Os saldos e estimativas de crescimento da lei orçamentária permanecem inalterados”, informaram fontes do Palazzo Chigi, no final da reunião do governo com o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte. Para o ministro do Interior e vice-premier, Matteo Salvini, o governo está “trabalhando em uma manobra que garanta mais empregos, mais direito à aposentadoria e menos impostos, não para todos, mas para muitos italianos”.   

O Conselho de Ministros da Itália está reunido para ratificar a resposta do governo à Comissão Europeia. O país da bota tem até o final da noite para apresentar uma nova proposta.   

“Na manobra há algo a mudar, mas não de acordo com os pedidos de Bruxelas. Ele muda de acordo com o que acontece na Itália, por exemplo, devido ao mau tempo”, explicou Salvini. O ministro italiano das Finanças, Giovanni Tria, ainda não se pronunciou sobre o novo documento. No entanto, representantes do partido ultranacionalista Liga explicaram que a resposta do governo à UE “é de ataque e não de defesa”. (ANSA)


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias