Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Indicadores Sociais – Responsabilidade Social

Ela é conhecida como a “Capital Nacional do Alimento”, mas não só. Localizada na região Centro-Oeste paulista, distante 443 quilômetros da capital, Marília, administrada pelo prefeito reeleito Daniel Alonso (PSDB), nesses cinco anos e meio ganhou novos slogans, como Polo Regional de Desenvolvimento e Cidade Empreendedora, que transpira, respira e inspira empreendedorismo. Afinal, são 1.100 empresas só no ramo alimentício, sem contar outras gigantes em diversos segmentos, inclusive tecnologia da informação.

De acordo com estimativas do IBGE, a cidade tem população de pouco mais de 242 mil habitantes, e graças à gestão eficiente do primeiro mandato (2017-2020) e muita economia, a administração conseguiu salvar os cofres da Prefeitura e hoje pode entregar investimentos importantes para o desenvolvimento. “Cito aqui nessa área de Responsabilidade Social inaugurações que fizemos no primeiro mandato, como o CREAS no centro, Casa Cidadã, nova sede do CadÚnico, Centro POP. No início de 2022 foi criado o Centro Municipal de Referência da Mulher, que visa à prevenção e ruptura de situação de violência. Com isso estamos construindo cidadania e resgatamos a autoestima”.

AS TOP CINCO GERAL
1. Severiano de
Almeida (RS)
2. Doutor Ricardo (RS)
3. Nuporanga (SP)
4. Pratinha (MG)
5. Santa Cruz da Esperança (SP)

GRANDE PORTE
. Marília (SP)
. Piracicaba (SP)
. Santo André (SP)
. Vila Velha (ES)
. Americana (SP)

MÉDIO PORTE
. Tatuí (SP)
. Porto Ferreira (SP)
. Mogi Guaçu (SP)
. Itupeva (SP)
. Ribeirão Pires (SP)

PEQUENO PORTE
. Severiano de Almeida (RS)
. Doutor Ricardo (RS)
. Nuporanga (SP)
. Pratinha (MG)
. Santa Cruz da
. Esperança (SP)

Segundo ele, na Educação foram 11 escolas reformadas e cinco novas entregues, além da implantação do projeto Jovens Empreendedores, em parceria com o Sebrae, que leva capacitação aos alunos da rede municipal. Já na área da Saúde foram mais de 15 novas instalações inauguradas. “Mantivemos os principais secretários para que eles pudessem ao longo desses anos continuar o plano de governo”, diz o prefeito.

Com olhar atento ao social, Alonso se diz honrado em receber o prêmio de cidade campeã no subgrupo Responsabilidade Social. “Fico mais contente ainda por ganhar o prêmio nessa categoria, que tem sido a nossa prioridade no primeiro e segundo mandatos”, destaca o prefeito, revelando que a cidade, durante a pandemia, se superou com entrega recorde de mais de 150 mil cestas básicas. Até 2024 a administração de Marília pretende colocar em prática mais projetos abrangendo todas as áreas, da social até a ambiental.

SOLIDARIEDADE Tatuí tem enfoque social dirigido diretamente à população menos favorecida

Ainda no primeiro mandato, a gestão de Alonso entregou as três bacias/estações do Afastamento e Tratamento do Esgoto, obra iniciada ainda em 1994, e que além de Marília beneficia outros 90 municípios que têm como afluentes o Rio do Peixe, e hoje é orgulho para a cidade e para a região.

Tatuí

Reconhecida por lei estadual como Capital da Música, é famosa nacionalmente por abrigar o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, o Conservatório de Tatuí maior escola de música da América Latina e a mais tradicional do Brasil.

Distante cerca de 130 km da capital paulista, com população estimada em 124 mil habitantes (IBGE 2021), Tatuí, desde agosto do ano passado, tem à frente o prefeito estreante Miguel Lopes Cardoso Junior (PSDB), que assumiu o cargo em função do falecimento da então prefeita reeleita Maria José Gonzaga. Cardoso Junior diz que todo o trabalho que vinha sendo feito até então não foi interrompido, inclusive o desafio de lidar com a pandemia. “Tatuí sofreu como outras cidades do País, porém percebemos que ela está recuperando sua economia em velocidade acelerada devido à união de esforços entre o Poder Público e demais setores produtivos. A geração de empregos cresceu e as demandas sociais estão sendo atendidas. O crescimento quantitativo da cidade vem sendo acompanhado de uma melhora na qualidade de vida em termos de Segurança, Trabalho, Saúde e Educação”.

Falando do reconhecimento recebido agora como cidade de médio porte campeã no subgrupo Responsabilidade Social, o prefeito frisa que Tatuí, nessa administração, desenvolve um enfoque social dirigido diretamente à população menos favorecida. Para isso, segundo Cardoso Junior, é fundamental o empenho da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e da Secretaria de Direitos Humanos, Família e Cidadania, ambas trabalhando com políticas públicas que envolvem outros setores da sociedade. “Acreditamos que projetos e ações sociais beneficiem a qualidade de vida de toda a população e, consequentemente, levem ao aumento do IDH do município. Dessa forma, receber esse prêmio é prova de que estamos no rumo certo”. Outro destaque é o Fundo Social de Solidariedade do município, uma referência no Estado, atuando desde 2005 na inclusão da população vulnerável no mercado de trabalho por meio de treinamentos e capacitações e, mais recentemente, com aulas de empreendedorismo.

O prefeito cita ainda a reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí, iniciada na gestão anterior; informa que inaugurou cinco ecopontos nos últimos meses – até o fim deste ano serão mais quatro – e reforça que a administração mantém diálogo aberto com a população. “Sucedemos uma prefeita reeleita, com bons índices de aprovação; portanto, é dever nosso prosseguir na política que está dando certo e seguir o planejado em conjunto para o quadriênio 2021/2024”.

Severiano de Almeida

“A Nova Itália do Alto Uruguai, nossa querida Severiano de Almeida, é uma cidade formada por gente que trabalha, que quer o melhor para todos. Meu sonho é poder entregar à nossa população tudo aquilo que seja relevante para que a sua condição de vida permita seguir investindo em nosso município”.

As palavras são do prefeito reeleito Milto Vendruscolo (MDB), que comanda essa cidade de pequeno porte, e cujo surgimento, enquanto povoado, remonta à segunda década do século XX, quando adentraram muitos colonos nas matas do norte do Rio Grande do Sul.

EMPENHO Desde a infância, qualidade de vida melhor para todos é foco de Severiano de Almeida (Crédito:Prefeitura de Severiano de Almeida/divulgação)

Com população estimada em 3,6 mil habitantes, o prefeito conta que a administração tem atuado de forma a fomentar a economia e com isso gerar mais emprego e renda, consequentemente uma qualidade de vida melhor a todos os severianenses. “Não medimos esforços quando se trata de fomentar o agronegócio, a indústria, o comércio, a prestação de serviços. Entendemos que a partir desses setores, nossa economia se desenvolve cada vez mais”. Segundo ele, os investimentos em Saúde e Educação também são pontos relevantes na busca por um desenvolvimento sustentável para o município. Durante o período pandêmico, o foco esteve nas pessoas e nas ações que pudessem fazer com que elas desenvolvessem suas atividades, com todos os cuidados. “Isso fez com que nós seguíssemos em frente”, enfatiza ele, que se diz gratificado com o reconhecimento recebido como cidade de pequeno porte campeã no subgrupo Responsabilidade Social. O prefeito explica que esse é um tema que a administração tem muito em voga. “Agimos em diversas frentes para transformar nossa sociedade com programas que atuam para atender desde crianças até idosos. Temos atividades que estimulam a Educação, a Saúde e a Qualidade de Vida. Somos honrados por tal reconhecimento e isso só nos encoraja a fazer cada vez mais”.

Fazendo uma administração de forma equilibrada e ponderada, buscando o máximo em economicidade, sem deixar de lado questões relevantes para a população, entendendo ser dever de gestores públicos utilizar o dinheiro público de forma eficaz, Vendruscolo afirma que o empenho faz com que a sua gestão deixe a cidade sustentável e sólida. “Com todo o empenho da equipe administrativa conseguimos investir também em obras e em outras áreas que tornam nosso município cada vez mais fortalecido”.