ROMA, 25 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV tomou posse na manhã deste domingo (25) da Cátedra do Bispo de Roma, na Basílica de San Giovanni in Latereno (ou São João de Latrão, em português) e definiu a capital da Itália como “uma grande casa aberta”.
Na homilia, o Pontífice se referiu ao “caminho exigente que a Diocese de Roma percorreu nestes anos, articulado em vários níveis de escuta: em direção ao mundo circundante, para acolher os seus desafios, e no seio das comunidades, para compreender as necessidades e promover iniciativas sábias e proféticas de evangelização e caridade”.
“É um caminho difícil, ainda em curso, que procura abraçar uma realidade muito rica, mas também muito complexa. No entanto, é digno da história desta Igreja, que tantas vezes demonstrou a sua capacidade de pensar ‘grande’, dedicando-se sem reservas a projetos corajosos e arriscando-se mesmo perante cenários novos e desafiantes”.
Falando do Ano Santo celebrado em 2025, Leão XIV destacou “o grande trabalho com que toda a diocese, precisamente nestes dias, se dedica ao Jubileu, acolhendo e cuidando dos peregrinos e em inúmeras outras iniciativas”.
“Graças a tantos esforços, a cidade aparece a quem lá chega, às vezes de muito longe, como uma grande casa aberta e acolhedora e, sobretudo, como um lar de fé”, destacou.
Prevost garante que colocará à disposição todo o seu serviço como Bispo de Roma: “De minha parte, expresso o desejo e o compromisso de entrar neste vasto canteiro de obras, ouvindo a todos, o máximo que puder, para aprender, compreender e decidir juntos: ‘Cristão convosco e Bispo para vós’, como dizia Santo Agostinho. Peço-vos que me ajudeis a fazer isto num esforço comum de oração e caridade”, pediu o Papa à sua diocese. (ANSA).