Um brasileiro tirou 19 de 20 pontos em uma dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura, na Universidade do Minho, em Braga, em Portugal, a maior nota da história do curso até hoje. O jornalista Danilo Pedrazza, de 25 anos, fez uma pesquisa sobre drag queens e finalizou a apresentação caracterizado como uma.

De acordo com o brasileiro, ele estudou as representações artísticas e políticas da Pabllo Vittar na mídia internacional. Durante a pesquisa, foram analisadas 70 reportagens de diferentes veículos como Estados Unidos, Canadá e Espanha. “Escolhi esse tema porque sou muito fã da Pabllo e também porque acho que é muito importante para Portugal. Há muitos problemas com homofobia aqui, já sofri diversas vezes”, contou Pedrazza ao G1.

O nome do trabalho, “A sua voz não está mais escondida”: representações artísticas e políticas da drag queen Pabllo Vittar na mídia, foi inspirado em uma música da cantora. O jornalista conta que a nota 20 em dissertações de mestrado é inalcançável na universidade, e no curso no qual estudou, ninguém tinha recebido 19.

Ainda segundo Pedrazza, ele teria sido orientado a não realizar a performance na apresentação. “Eu não ia abrir mão disso. Sofri muita homofobia aqui em Portugal. Então, a performance era o final disso. Tudo o que eu passei foi transmitido ali com uma mensagem de amor, tolerância, aceitação. A apresentação foi um fechamento de um ciclo”, ressaltou ao G1.

Prestes a voltar para o Brasil, Pedrazza diz que espera que as questões LGBTQs sejam mais abordadas nos meios acadêmicos portugueses e que seu trabalho seja uma referência no país. Ele pretende seguir estudando a cultura pop em um futuro doutorado.

https://www.instagram.com/p/B7ZH4nHBgi3/?utm_source=ig_web_copy_link