Para comemorar mais uma etapa de sua história, que já contabiliza 20 anos de estrada, a Viola de Doze acaba de lançar a nova música de trabalho, intitulada “Hoje Tem Viola”. A canção vem diferente de tudo o que já foi lançado pela banda e mostra que é sempre tempo de inovar.
O novo single traz uma mistura do samba do recôncavo baiano, que é marca da Viola de Doze, com elementos da música pop brasileira e suas batidas eletrônicas. A música é uma composição de Lary e Marcel Souza (que também foi o responsável pela produção musical).
“Essa união do samba com o eletrônico trouxe um resultado muito bacana. A música ficou linda! Além disso, essa nova canção é também uma homenagem à banda Feras Potentes, que nós fizemos parte nos anos 90, e que sempre fará parte da nossa história”, explica Helon Neves, vocalista.
“A Viola de Doze ganhou uma cara nova com essa canção. Estamos apostando muito nela, e temos quase certeza de que será um novo hit!”, acrescenta Menininho, também vocalista do grupo. O novo single está disponível em todas as plataformas digitais. “Hoje Tem Viola” é a aposta do tradicional grupo para iniciar a série de lançamentos que virão até verão 2024.
E 2023 começou de maneira especial! A Viola fez uma linda passagem pelo Carnaval, quando realizou apresentações em Paramirim, no sertão baiano; no “Carnaval nos Bairros”, na Liberdade, em Salvador; e nas cidades de Candeias e Madre de Deus (onde comandou o bloco Madre Samba), ambas na Região Metropolitana. “O Carnaval desse ano foi gostoso demais! Reencontramos o nosso público e fizemos a festa”, contam Helon e Menino, vocalistas.
Com 20 anos de existência, e deixando a sua marca no cenário musical baiano, a banda Viola de Doze surgiu no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. Na sua formação, doze músicos experientes, que já tocavam juntos em rodas de samba, decidiram montar uma banda com o objetivo de divulgar e fortalecer o samba de raiz da Bahia. Para comemorar mais uma etapa de sua história, o grupo vem divulgando também um álbum especial que remete aos 20 anos, lançado no 2º semestre de 2022. (https://lujonetwork.lnk.to/imqAc84O).
O Viola de Doze se apresenta em São Paulo pela primeira vez, no Bar Samba, na Vila Madalena, dia 29 a partir das 22 h. Samba de Roda da Bahia.
Trajetória
Em agosto de 2002, Helon Neves e Menininho, cantores e líderes do extinto grupo “Feras Potentes”, bastante respeitado no cenário musical baiano, resolveram mudar a trajetória de suas vidas. Foi criada a Viola de Doze, cujo ritmo era diferente de tudo que estava sendo feito no mercado. Graças ao esforço, estudo, coragem e dedicação, o projeto deu certo e hoje o grupo é sucesso no Brasil.
Com os sucessos “Mulequeira”, “Tô Contente”, “Xula Verdadeira”, dentre outras, o samba de roda da Bahia ganhou destaque na programação das rádios de todo o Brasil. No carnaval de 2005, o grupo marcou presença no Bloco Alvorada (tradicional no carnaval da Bahia); Bloco As Sapatonas; Bloco Apaches do Tororó; Bloco Soweto e Bloco Frenesi.
Em 2006, a Viola foi escolhida a melhor banda de samba do Carnaval pelo troféu “EU SOU O SAMBA”. De 2006 até 2017, a banda fez muitas músicas de sucesso, ganhando em 2017 o troféu “BERIMBAU DE OURO”. Em 2020, veio uma pausa das atividades devido à pandemia da COVID 19.
Durante esse período, os músicos não pararam de criar composições e arranjos. Em 2021, a banda lançou o álbum “Patrimônio Samba de Roda”, disponibilizado nas plataformas digitais e no canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC7HrzhScQaoCnqTskZH9Hrw).