Em Nova York, maquetes recriam mundo em miniatura

NOVA YORK, 12 MAI (ANSA) – A cidade de Nova York inaugurou uma nova atração para turistas e vistiantes. Trata-se da “Gulliver’s Gate” (“O Portão de Gulliver”, em tradução livre), que reúne diversas maquetes que reproduzem o mundo em miniatura. São 300 estruturas distribuídas em mais de 4,5 mil metros quadrados e nelas foram construídas a cidade de Nova York (com direito à ponte do Brooklyn, o World Trade Center e Times Square), além de toda a Europa, Ásia, América Latina, Rússia, Oriente Médio. O continente africano será instalado em breve, segundo os organizadores.   

Apesar do evento ter sido inspirado pela Itália em miniatura que existe em Rimini, na Emília-Romanha, a indústria teve forte papel na ação: Europa e Reino Unido, que ocupam maior parte do projeto, foram feitas pela Costa Geral Display, uma empresa italiana especializada no desenvolvimento e produção de parques temáticos e atrações em miniaturas.   

“A maior réplica representa a Europa e o Reino Unido, sobre uma superfície de 180 metros quadrados. Nas maquetes, foram reproduzidos 36 monumentos de 24 nações”, disse à ANSA Paolo Rambaldi, chefe do projeto.   

“Na miniatura da Itália temos o Coliseu, a Torre de Pisa, Veneza, Roma, além de alguns municípios afetados pelo terremoto e até uma estação de trem”, acrescentou.   

O trabalho levou cerca de um ano para ser concluído e envolveu cerca de 43 pessoas. O “Portão de Gulliver” fica entre a 7ª e 8ª avenida, a 200 metros da Times Square, e está aberto diariamente das 9h às 22h.   

Durante a visita, as pessoas receberão uma chave para “ativar” os monumentos das maquetes visitadadas. (ANSA)