Em missa de posse, Leão XIV lembra ensinamentos de Francisco

ROMA, 25 MAI (ANSA) – O papa Leão XIV tomou posse neste domingo (25) da Cátedra do Bispo de Roma, na Basílica de San Giovanni in Latereno (ou São João de Latrão, em português), e lembrou dos ensinamentos de Francisco, principalmente o convite a meditar sobre a dimensão materna da Igreja Católica.   

Durante a homilia, Robert Francis Prevost ressaltou as características próprias defendidas pelo argentino, falecido em 21 de abril, aos 88 anos, como a ternura, a disponibilidade ao sacrifício e a capacidade de escuta que permite não só socorrer, mas muitas vezes prover às necessidades e às expectativas, antes mesmo que sejam manifestadas.   

“Estes são traços que desejamos que cresçam em todo o povo de Deus, e também aqui, na nossa grande família diocesana: nos fiéis e nos pastores, a começar por mim”, expressou Leão XIV.   

O pontífice defendeu que “a Igreja de Roma é herdeira de uma grande história, enraizada no testemunho de Pedro, de Paulo e de inúmeros mártires, e tem uma única missão, muito bem expressa pelo que está escrito na fachada desta Catedral: ser ‘Mater omnium Ecclesiarum’, Mãe de todas as Igrejas”.   

Leão XIV se inspirou nas leituras da missa para afirmar que todo desafio no anúncio do Evangelho deve ser enfrentado com escuta da voz de Deus e diálogo.   

Segundo ele, a comunhão da Igreja Católica “se constrói primeiramente ‘de joelhos’, na oração e em um compromisso contínuo de conversão”.   

“Não estamos sós nas escolhas da vida, o Espírito nos sustenta e nos indica o caminho a seguir, até nos tornarmos carta de Cristo’ uns para os outros”, concluiu. (ANSA).