Depois da pandemia de Covid-19, estamos enfrentando uma alta incidência da dengue no país — a doença registrou um aumento de 252% dos casos no início deste ano. Recentemente, alguns famosos usaram as redes sociais para contar que foram diagnosticados com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti.

+Psicólogo fala de ‘pressão estética’ após Rafa Justus realizar cirurgia plástica aos 14 anos

+Após debochar de colegas demitidos, Susana Vieira tem contrato vitalício e salário alto na Globo

Os casos de dengue no país já chegam a 653.656, conforme a atualização de segunda-feira, 19, do painel de monitoramento de arboviroses do Ministério da Saúde. São 321,9 casos por grupo de 100 mil habitantes. De acordo com os dados, foram 94 mortes em decorrência da doença e 438 óbitos estão em investigação.

As mulheres respondem pela maioria das infecções (55%), enquanto os homens registram 45%. A faixa etária dos 30 aos 39 segue na liderança de casos de dengue, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e pelo grupo de 50 a 59 anos.

A IstoÉ Gente lista abaixo as personalidades que enfrentaram a dengue. Confira!

Andrea Veiga

No começo do mês, a ex-paquita Andrea Veiga compartilhou fotos no quarto de hospital em que aparece tomando soro na veia após ser diagnosticada com dengue. Na legenda das imagens, ela informou que já recebeu alta e que está em recuperação em casa.

“Depois que passei pelo inferno na Terra, agora me encontro em casa me recuperando da pior doença que tive na vida: dengue!”, escreveu Andrea no Instagram.

Andrea Veiga descobre lesão pré-câncer: 'Que não seja nada sério' - ISTOÉ Independente

Leonardo Brício

Em janeiro, o ator Leonardo Bricio contou que havia contraído dengue e estava se recuperando em casa. O artista de 60 anos ressaltou que apresentou febre alta e que sentiu o corpo enfraquecido.

“Não brinquem com essa doença. Não é mole, não. Sei que tem doença muito pior, pessoas com tratamentos mais sérios. O lance é que a dengue você só tem que repousar e tomar líquido. Não tem um remédio específico”, frisou.

Galã da Globo foi internado em hospital após desilusão amorosa

Monique Evans

A apresentadora Monique Evans, que foi diagnosticada com dengue, usou as redes sociais na terça-feira, 20, para contar sobre o seu estado de saúde. Bastante abatida e de cama, ela disse que tem ingeri líquido, mas não consegue se alimentar de comidas sólidas.

“Oi, gente, estou aqui sem filtro hoje para mostrar que esse negócio de dengue não é mole, não. Eu já emagreci muitos quilos. Não consigo comer. Estou me hidratando, mas só consigo dormir. Amanhã, vou ter que levantar, ir ao banco porque bloquearam o meu aplicativo. Vou ter que ir lá ao banco fazer isso, mas eu estou muito, muito, muito caída. Olha, sério. Que doença, gente. Que bichinho miserável. Olha minha cara. Olha como eu estou”, relatou Monique nos Stories do Instagram.

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Monique Evans é diagnosticada com dengue. Em 2016, a loira contraiu a doença e chegou a ser internada.

Cobram um corpo que não temos mais', diz Monique Evans - ISTOÉ Independente

Virgínia Fonseca

Em outubro do ano passado, a influenciadora Virgínia Fonseca recebeu atendimento médico em sua mansão, em Goiânia, para tratar sintomas da dengue. Ao ser contaminada pela doença, ela contou que mal conseguia sair da cama, e que sentiu o corpo inteiramente enfraquecido. “Esse mal-estar acaba quando? Tudo dói”, disse Virgínia.

Virginia Fonseca e Zé Felipe anunciam sexo do 3º filho; confira! - ISTOÉ Independente

Zé Neto

No dia 7 de fevereiro, Zé Neto disse que está com dengue. Devido à doença, o cantor seretanejo precisou cancelar alguns shows que faria com o parceiro Cristiano e vai seguir as recomendações dos médicos e repousar por três dias.

“Em breve vou estar de volta aos palcos”, ressaltou ele, por meio do Instagram.

Saudades de quando a opinião era igual o c*', diz Zé Neto após ser acusado de homofobia - ISTOÉ Independente

Vacinação

A vacinação contra a dengue começou em pelo menos seis dos dez estados selecionados pelo Ministério da Saúde para receberem o lote inicial de 712 mil doses. A distribuição das vacinas contra a dengue para 315 municípios iniciou no dia 8 de fevereiro.

Segundo levantamento da Agência Brasil, a vacinação foi iniciada no Distrito Federal e em Goiás, duas das regiões com maiores índices de contaminação, e também nas capitais Campo Grande (MS), Salvador (BA), São Luís (MA) e Rio Branco (AC). Em Natal (RN) e João Pessoa (PB), a previsão de início da vacinação é nesta segunda-feira (19).

No estado de São Paulo, o município de Itaquaquecetuba, pertencente à região metropolitana de São Paulo e à do Alto Tietê, iniciou na segunda-feira, 19, a vacinação.

O estado do Amazonas ainda não informou quando irá começar a imunização.