CIDADE DO VATICANO, 30 OUT (ANSA) – O papa Francisco fez nesta quarta-feira (30) um apelo a favor de paz no Iraque e lembrou dos “numerosos mortos e feridos” durante os protestos contra o governo do país registrados desde o início do mês.   

“Ao manifestar o meu pesar pelas vítimas e a minha proximidade às suas famílias e aos feridos, convido as autoridades a ouvir o grito da população, que pede uma vida digna e tranquila”, declarou.   

Durante a audiência na praça de São Pedro, no Vaticano, Francisco ainda pediu para o governo iraquiano procurar “o caminho do diálogo e da reconciliação”, com a ajuda da comunidade internacional, na tentativa de encontrar “soluções justas para os desafios e os problemas do país”. “Rezo para que este povo martirizado possa encontrar a paz e a estabilidade, após anos de guerra e de violência, em que sofreu tanto”, concluiu o líder argentino.   

Milhares de iraquianos têm tomado as ruas do país desde o início de outubro para exigir a queda do regime, além de melhores condições das políticas públicas. Os cidadãos também querem uma nova Constituição e a renovação do governo que está inalterado desde a queda de Saddam Hussein, em 2003.   

Até o momento, cerca de 240 pessoas morreram e mais de 8 mil ficaram feridas nas mobilizações, segundo dados oficiais. (ANSA)