O personal trainer Norton Mello encontrou em meio à pandemia do novo coronavírus uma forma de ajudar as pessoas que estão em casa durante o período de quarentena. Com transmissões ao vivo no Instagram, o paulistano de 32 anos realiza treinos diários, sete dias por semana, e atinge uma média de 5 mil pessoas que participam das atividades (por dia).

As aulas gratuitas de Norton são realizadas todos os dias, ao vivo, às 20h, e os treinos duram aproximadamente 30 minutos. O educador físico também deixa as lives salvas no próprio perfil para que as pessoas fiquem livres para praticarem as atividades de acordo com as suas rotinas. A cada semana ele renova a especialidade que irá comandar e diariamente faz uma nova série de exercícios, sempre buscando trabalhar com diversos músculos e partes do corpo.

Para Gabriel Ferreira, de 28 anos, um dos milhares de ‘alunos virtuais’, as atividades ao vivo e a forma didática com que Norton trabalha permite com que ele esteja sempre motivado a treinar. “Quando eu o vejo ao vivo me dá muita mais motivação em treinar. Existem vários treinos que são publicados no feed dos educadores físicos, mas não encontro motivação. Porém, quando o vejo o Norton falando com a gente, parece que é algo mais pessoal. Eu já começo o dia pensando no treino da noite e isso renova meu ânimo para ter foco em manter a saúde física e até mental em meio a essa pandemia.”

Apesar de ganhar ainda mais espaço com seus treinos gratuitos durante o período de quarentena, Norton já possui uma carreira de sucesso. Ele é, aliás, considerado como “personal trainer das celebridades” e possui em sua vasta lista de estrelas, alunos famosos como o ex-jogador de futebol Kaká, os cantores Felipe Araújo, Maiara, da dupla com Maraisa, e Giulia Be, as atrizes Júlia Gomez, Gabriela Lopes e Flávia Pavanelli, o comediante André Marinho, entre outros.

Confira a entrevista com Norton:

Como você começou na profissão e como você chegou a um estágio de trabalhar com diversos nomes famosos?
Eu jogava futebol, cresci no meio do futebol, e isso me fez ser uma pessoa apaixonada por atividade física, esportes, competição, etc. Logo após sair do meio do futebol, eu pensei que só poderia ser uma pessoa realizada e feliz se fosse trabalhando com atividade física, então escolhi ser educador físico. Por ter crescido no meio do futebol, eu conhecia diversos jogadores e um deles é o Kaká. Crescemos juntos desde criança, então comecei a trabalhar com ele, treinar ele, e isso me abriu portas, fazendo com que outras pessoas famosas me conhecessem e eles também quiseram começar a treinar comigo.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, você começou a dar treino gratuitos para o público em seu Instagram. Como surgiu essa ideia?
Eu senti a necessidade de ajudar de alguma forma. E a forma que eu poderia ajudar seria através do meu trabalho, através do alcance que consigo nas redes sociais. É um momento em que as academias fecharam, os parques fecharam, as pessoas estão aflitas, com medo, ansiosas, preocupadas, precisando cuidar ainda mais da saúde física e mental, então nada melhor do que a atividade física.

Você precisou adaptar os treinos para lidar com o público de forma virtual ou você já trabalhava assim com seus alunos?
Além da minha consultoria online que é forte, já faz um tempo que eu posto vídeos dando a opção para as pessoas treinarem em casa, então eu apenas intensifiquei esses trabalhos e agora fazendo de forma ao vivo e a cores.

Assim como diversas pessoas começaram a fazer o seu treino e sua visibilidade aumentou, alguns haters também começaram a te ‘perseguir’. Como você tem lidado com isso?
Eu não ligo. Sempre vai ter pessoas te amando e pessoas te odiando na vida, não importa o que você faça. Então isso não me incomoda porque sei que isso vai ter sempre.

Por que você acha que ganhou tamanha visibilidade? O que teve de especial na forma como você dá seus treinos e lida com o público?
Eu acredito que fui o primeiro a começar a fazer esse trabalho por lives, antes mesmo de sair a notícia do fechamento das academias, e também acredito que por eu treinar junto, ao vivo com todo mundo, sentir a mesma coisa que as pessoas estão sentindo durante o treino, nos aproxima.

Quais são os principais ‘erros’ que as pessoas cometem quando começaram um trabalho com um personal?
Achar que o personal é solução da sua “transformação”. Mas não é, ele apenas vai te conduzir, te mostrar o caminho, te orientar, mas quem precisa andar por esse caminho e mudar os hábitos é o aluno.

Em uma de suas lives você disse que a partir do dia 31 de maio terá uma grande novidade para o público. O que as pessoas podem esperar?
Surpresa (sic). Eu estou organizando isso. Esse ano vou lançar um aplicativo de treinos, vou fazer lives também, mas não todos os dias, enfim, não vou abandonar as pessoas não.

Que dicas você deixa para o público que quer manter a saúde física no meio dessa quarentena?
Rotina! Por mais que muitos não gostem de rotina, ela é importante. Tenha hora pra acordar, tenha hora pra fazer suas refeições, tenha hora para se exercitar, tenha hora para curtir a família, tenha hora para dormir. A rotina é manter principalmente a saúde mental, e com ela, a saúde física vem por consequência