Abdômen trincado, bumbum na nuca, barriga negativa, braços musculosos e coxas grossas. Muitas vezes, a boa forma física é associada apenas ao corpo atlético e definido. No entanto, a vida saudável não necessariamente depende de incontáveis horas gastas na academia. Isso é o que mostra o fisiculturista Marcelo Santana, também conhecido como ‘personal trainer dos famosos’, em seu livro ‘Corpos Saudável e Qualidade de Vida’.
Na obra, publicada pela editora Glostri, Santana desmistifica o que é considerado padrão fitness, argumentando que ideais físicos – como a barriga de tanquinho e o bumbum volumoso – mais afastam as pessoas dos exercícios do que as estimulam. “Escrevi o livro pensando nas pessoas que criam barreiras com as academias e as atividades físicas”, diz o educador físico. “Vida saudável não é sinônimo de corpo escultural”, acrescenta.
Nesse sentido, o personal trainer pondera o que classifica de vida fitness: “Quem acorda às 5h, sai de casa cedo para ir trabalhar e só volta à noite costuma se sentir incapaz de alcançar resultados expressivos, pois o tempo de treino é curto”.
“No entanto, ser fitness é ter bons costumes, como praticar exercícios regularmente e se alimentar bem. Não significa apenas ter o corpo trincado”, complementa.
Atualmente, Santana é um dos personal trainers mais requisitados de São Paulo, já tendo atendido celebridades, como a modelo Wendy Tavares, ex-dançarina do programa ‘Pânico na Band’, e o cantor Israel Novaes. Atores como, Gabriel Godoy, Kiko Pissolato, Samuel de Assis e João Baldasserini também já se submeteram aos treinos do fisiculturista.
“O livro propõe uma nova abordagem do que é ser fitness. Todos podemos ser, independentemente da rotina”, assegura Santana. “Espero que o leitor encare a obra como um convite para repensar conceitos como os de corpo saudável e de qualidade de vida”, finaliza o educador físico.