Esquecer a derrota em Belo Horizonte para o Atlético Mineiro e resgatar o bom futebol da vitória sobre o Internacional é o objetivo do Botafogo para enfrentar o Santa Cruz, neste domingo, às 16 horas, no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora (MG), pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar de ainda figurar na zona do rebaixamento, o time tem feito boas atuações e espera colocar isso em campo para sair da incômoda situação.

Com 12 pontos e na 18.ª posição, o time alvinegro até pode deixar a zona do rebaixamento, mas precisaria vencer e torcer para uma combinação de resultados. Uma vitória também impediria o avanço de um rival, já que o Santa Cruz figura na 19.ª colocação, com 11 pontos.

Se por um lado o técnico Ricardo Gomes comemora que o time passou a marcar gols, ele tem a lamentar sobre o desempenho defensivo. Além da derrota para o Atlético, na última quinta-feira, por 5 a 3, o time havia sofrido outros dois em Porto Alegre e agora tem a pior defesa da competição, com 20 gols sofridos. O ataque, que até então era o pior, quebrou o jejum, com seis gols em duas partidas, e agora tem 14 marcados.

Para a partida, o treinador não contará com o atacante Ribamar, que sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda. Em seu lugar, o artilheiro do time na temporada, Sassá, com seis gols, deve formar a dupla de frente com Neilton. Embora o primeiro turno não tenha chegado ao fim, o jogador vê a partida como decisão.

“O jogo contra o Santa Cruz vale 20 pontos. Não podemos bobear”, definiu. Contratado em junho, Rodrigo Pimpão estreou na última quinta-feira e também pode ser uma novidade em campo.

Na defesa, Ricardo Gomes terá de aguardar mais uma vez por Carli e Airton. A dupla segue em tratamento para melhorar o condicionamento físico e permanece fora. Após cirurgia no tendão do tríceps, o goleiro Jefferson voltou aos treinamentos, mas deve ficar à disposição somente em agosto.