Sem poder treinar por conta do isolamento social causado pelo novo coronavírus, Antônio Odilvaldo de Souza, de 58 anos, decidiu inovar para não interromper a prática das suas maratonas. O aposentado morador de Santo André, no ABC paulista, improvisou um circuito na sua própria casa e conseguiu finalizar uma maratona completa.

A distância total de uma maratona é de 42.195 metros. Com isso, o aposentado que pratica a modalidade desde os 15 anos encontrou uma distância de 30 metros em sua casa e fez o cálculo para completar a prova.

“Aí eu pensei: fazendo ida e volta dá 60 metros, para conseguir completar uma maratona eu precisaria fazer o mesmo trajeto por 704 vezes”, disse o maratonista ao G1.

“Antes de as academias fecharem eu já parei de ir uma semana antes por precaução com o coronavírus”, disse ele.

Para conseguir completar a prova na residência, Antônio intensificou a rotina de treinamentos de exercícios funcionais, bike no rolo e foi aumentando gradativamente a distância percorrida nas corridas em casa.

“Acho que dá para correr 10 quilômetros também. Fiz três corridas de 10 quilômetros. Depois do quarto dia correndo eu fiz a primeira meia maratona, que são 21 quilômetros”, revelou o competidor amador.

“Contei para um amigo e ele disse que se eu corresse uma maratona no quintal ele mandava fazer uma medalha para mim. Ainda estou esperando”, brincou ele.

O mais curioso é que o aposentado deixou no percurso da maratona água, isotônico e frutas para manter a hidratação durante o desafio.

“Depois meu filho, Rafael Spinelli, que é mestre de cerimônias e também locutor esportivo, fez uma narração da minha maratona no quintal. Ficou divertido.”

“Eu faço minhas corridas também, mas só corri no máximo 21 quilômetros. Meu pai, desde que fez 56 anos ele corre uma prova com a mesma quilometragem da idade dele. Com 56 anos ele fez uma corrida de 56 quilômetros, com 57 anos ele fez a mesma coisa. Agora, com 58 anos, ele fez a mesma coisa”, disse Spinelli.

Após a façanha, o aposentado agora quer realizar outro desafio com sua bike em um rolo de treino.

“Estou pensando em fazer uma prova de ciclismo. Vou pedalar mil quilômetros no rolo. Já fiz essa distância com minha mulher, a Patricia, para o Espírito Santo. Foram dez dias de viagem. Em casa eu não sei quanto demoraria pra pedalar os mil quilômetros”, disse ele.