Ferramentas, tambores de combustível e pneus em vez de um gravador e um computador. A reportagem do Estado mudou de função e trabalhou na equipe de mecânicos da Eurofarma na Stock Car neste sábado, nos treinos para a Corrida do Milhão, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O funcionário novato terminou a jornada com fama de pé quente, pois a escuderia colocou os pilotos na 1ª, 2ª e 4ª posições, respectivamente com Lucas di Grassi, Ricardo Maurício e Daniel Serra. A largada será às 11h30 deste domingo.

O dia começou logo cedo, por volta das 8h. O piloto Ricardo Maurício é quem deu as boas-vindas. “Daqui a pouco já vamos colocar você para trabalhar”, avisou. Com a camisa amarela do uniforme da equipe, coube ao mecânico estreante a missão de carregar um termômetro e ficar atento às saídas dos boxes de cada um dos três carros da equipe.

A ordem era anotar a temperatura e o horário de cada uma das idas das pilotos para a pista. As informações foram importantes para ajudar a definir a pressão para os pneus.

Ao fim dos treinos livres, os pilotos repassaram à equipe a avaliação do carro. Ao mesmo tempo, os funcionários tinham de realizar alguns ajustes. Coube ao mecânico convidado iniciar a parte mais braçal da jornada.

A missão foi auxiliar a esvaziar os tanques de combustível do carro e transportar o conteúdo para tambores de metal. Outra tarefa consistiu em recolher sacos de areia de 10 kg cada um guardados dentro do veículo para simular o peso do piloto. Os dois trabalhos serviram para ajudar os verdadeiros especialistas a mexerem nos motores e na aerodinâmica para a sessão classificatória.

Enquanto os carros iam para a pista, o novato separou as ferramentas em gavetas, sem misturar. Depois as atenções se voltaram novamente à medição da temperatura e aos tempos do treino decisivo.

A manhã de trabalho terminou com o ritual de integração à equipe. Como Lucas di Grassi marcou a pole position, quem estava nos boxes teve de recebê-lo com festa. O mecânico novato participou da recepção. Ao fim do trabalho, o estreante foi embora com a fama de pé quente e ouviu um convite na despedida: “Vai trabalhar com a gente na corrida?”