Em ‘Guerreiros do Sol’, Cadu Libonati critica papel dos influenciadores nas novelas

Em entrevista à IstoÉ Gente, ator ainda comentou sobre sua participação na produção da Globoplay

Reprodução/Instagram
Ator refletiu sobre o papel de influenciadores nas novelas Foto: Reprodução/Instagram

No ar em “Guerreiros do Sol”, produção original da Globoplay amplamente elogiada por sua releitura do cangaço, o ator Cadu Libonati é conhecido por ter estreado na TV Globo com a icônica “Malhação – Sonhos”, de 2014, projeto considerado por muitos como a “escola de atores” da emissora.

Em entrevista à IstoÉ Gente, o ator – que se destaca por suas atuações no teatro, em peças como “Traidor” e “Ubu Rei”, além das novelas “Além do Tempo” e “Espelho da vida” -, desabafou sobre a onda de influenciadores nos folhetins.

+ Maurício Meirelles reafirma sucesso de ‘Aberto ao Público’ e fala sobre a TV Globo

“Eu acho que é legal a gente transformar a novela num lugar onde pessoas novas pudessem começar. Meu único problema não é com gente nova começar, é com não-atores”, conta. “É incômodo quando você vê alguém sem ter esse trabalho, às vezes, tendo reconhecimento.”

“Sempre teve alguém famoso na mídia fazendo uma novela, só que agora são em toda elas, em todo personagem, com personagem grande. A gente fica meio chateado. E hoje em dia é uma pressão estética absurda, maluca também.”

Questionado se ele mesmo já foi prejudicado por essa leva de criadores de conteúdo, ele explica: “Não acho, mas é porque você tem que estar focado em outras coisas que não atuar. Os livros vão sendo substituídos por pesos de academia. E essa coisa da internet vai numa contradição muito louca com a profissão. Porque ela trata de um individualismo muito forte.”

+ Kevin o Chris fala sobre uso de IA e ‘Lei Anti-Oruam’: ‘Lutamos pelo respeito’

Apesar disso, Libonati reflete que a televisão também acaba precisando desse tipo de recurso. De acordo com ele, as novelas necessitam da resposta direta do público, que atualmente vem com as redes socias e os trending topics, para ter andamento.

De ‘Malhação’ a ‘Guerreiros do Sol’

Durante o bate-papo, o artista também comenta sobre sua participação na novela “Guerreiros do Sol”, que estreou em junho deste ano na Globoplay. Responsável por dar vida a Vicente na obra, Cadu explica que o personagem o “deu muita sorte”.

“Eu gravei ela em 2023, e olho pra trás desses dois anos como uma outra vida. Eu estava num outro momento. É muito louco. É um sentimento meio agridoce, porque o Vicente pra mim foi muito um divisor de águas”, afirma. ” E calhou de estrear também numa situação da minha carreira que eu estava pensando: ‘Caraca, e agora?'”.

“A novela estreou junto com uma notícia de outro trabalho, que eu estou gravando agora, ‘Nosso Lar 3’. E assim que acabar, eu vou pegar um outro. Então, ‘Guerreiros’ é uma coisa que me dá sorte. O Vicente é um personagem que me deu muita sorte, eu tive muita sorte de encontrar com ele.”

E foi nesse mesmo amuleto da sorte que o ator contracenou com sua amiga de longa data, Alinne Moraes, interpretando o filho da atriz ao lado de Luan Vieira. Curiosamente, na realidade, os três têm idades bastante próximas — algo que Libonati acredita não atrapalhar em nada.

“Esse é o grande barato e alegria da nossa profissão. A gente se forma em teatro fazendo o cachorro do Napoleão. E a gente acredita mesmo. Então, é um trabalho também de preparação. E a Aline é mãe”, explica.

“Quando o Luan é sequestrado, eu lembro dela angustiada pra começar a gravar a cena, porque ela estava acessando um lugar de mãe dela. E ao mesmo tempo, aquilo me remeteu à minha. E eu acho que é um lugar sempre de abertura mesmo, eu me senti completamente aberto a receber a Aline como minha mãe.”

** Estagiária sob supervisão