Gente

Em família

Crédito: TBA

A amazona Luiza Almeida, 27 anos, Pentacampeã Brasileira de Adestramento e que consta no Guiness como a mais jovem atleta a participar de uma Olimpíada, voltou à rotina de treinamento intensivo, agora junto a Balu, o apelido carinhoso de Baluarte — seu puro sangue lusitano. A rotina não está nada fácil e disciplina é a palavra do momento. Além das seis horas diárias de treino para os jogos Pan-americanos, que acontecerão em Lima no meio do ano, ela está estudando para a OAB. “Minha graduação foi como um seguro de vida”, diz Luiza. Nesse ano, sua mãe competirá com ela pela primeira vez.

Questão de instinto

Marcio Alves

O recente papel de Rodrigo Santoro foi-lhe desafiador. Não pela interpretação­ — o que ele tira de letra —, mas pelo idioma. No filme “O Tradutor”, Rodrigo é o protagonista Malin, um professor de literatura russa convocado para ser intérprete de vítimas do acidente nuclear de Chernobil que vão fazer tratamento em Cuba. Ou seja, o brasileiro teve de interpretar um cubano que fala russo. Ufa! Foram quatro semanas de trabalho árduo. Aceitar o papel foi uma decisão tomada da mesma forma que seus outros trabalhos: instinto. “Eu não confio 100% no meu cérebro, porque ele é programado para fazer escolhas baseadas na nossa experiência”, diz ator.

“No caso desse filme, alguma coisa tinha sido tocada dentro de mim e eu precisava respeitar aquilo”. Baseado na história real dos diretores, o longa chegou aos cinemas brasileiros na quinta-feira 4.

Colaborou: Camila Srougi

Se conselho fosse bom…

SERGIO ZALIS

A apresentadora Ana Maria Braga comemorou na segunda-feira 1 o seu aniversário de setenta anos de idade. E com muitas homenagens. Em entrevista à ISTOÉ, disse que não gosta de dar conselhos e que o segredo de sua energia diária é trabalhar com o que ama.

Como se sente aos 70 anos?
Cada dia mais feliz. Aniversário é um dia muito especial, é a data que a gente chega ao mundo e isso tem de ser muito comemorado. Me sinto a cada ano mais jovem e disposta. A família, os netos, os amigos, o trabalho, os desafios diários me revigoram.

O que diria para quem está um pouco desanimada com a idade avançada?
Não gosto de ditar regras ou dar conselhos, busco compartilhar as minhas opiniões, realizações, desejos e incentivar a todos para que busquem seus sonhos. Por mais difícil que pareça alcançá-los, a gente tem de lutar para conquistá-los.

Do que se orgulha em sua história?
Tudo. Vim de família humilde, estudei, batalhei, corri atrás do que eu queria. Cada ação, cada atitude tem seu valor e está marcada na trajetória da minha vida.

Gean e Gaian

Divulgação

Bhaskar, irmão gêmeo de Alok, tocará pela primeira vez no festival de música alternativa Lollapalooza, no domingo 7. Filho de DJs, comandou pela primeira vez as pickups de uma festa quando tinha 12 anos. Seu nome, assim como de seu irmão, foi sugestão de um guru indiano e significa sol divino. O nome de seu primeiro filho, no entanto, cujo nascimento está previsto para junho, foi uma escolha bem mais ao acaso: “Minha mulher estava pesquisando os nomes e achou Gean, que é João em italiano. Ela escreveu errado no celular e me mandou Gaian. Achamos que ficou legal…”

Hana contra o preconceito

Globo/João Cotta

A ex-BBB Hana Khalil se revoltou contra manifestações de ódio nas redes sociais contra os BBBs Alan, com quem teve um affair, e Rodrigo, amigo que foi eliminado na terça-feira 2. De personalidade forte e democrática, Hana falou que não tem “nem como expressar o nojo por essas atitudes”. Ela se referiu principalmente às ofensas que Rodrigo está sofrendo por ser negro e sua família, adepta do candomblé.

É MELHOR DESENHAR

Filho do jornalista Vladimir Herzog, que foi assassinato pela ditadura militar, Ivo Herzog deu uma aula de história na semana passada. Em resposta ao ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, que afirmou que o nazismo é um movimento de esquerda, Ivo ensinou que os nazistas foram derrotados na II Guerra Mundial pela comunista URSS. Dessa forma, não poderia, portanto, ter sido um regime também comunista. “O senhor entendeu ou precisa que eu desenhe?”, postou ele em suas redes sociais.