O Coritiba voltou a integrar o G4 da Série B do Campeonato Brasileiro ao vencer o Criciúma, por 1 a 0, neste sábado à tarde, no estádio Couto Pereira, pela 28ª rodada. Robson marcou o gol da vitória, como tinha feito na rodada anterior diante do Guarani, também na capital paranaense.

Com 43 pontos, o Coritiba agora ocupa a quarta posição, acumulando sua décima rodada entre os quatro primeiros. Um presente para a sua torcida no dia em que o clube comemorou 110 anos de fundação. De outro lado, o Criciúma segue com 28 pontos, em 18º lugar, completando sua 12ª rodada na zona de rebaixamento.

Neste sábado, o time da casa tentou imprimir uma pressão inicial, mas sentia muitas dificuldades para ultrapassar o sistema adversário defensivo, principalmente pela falta de jogadas pelas laterais de campo. Na tentativa de atacar, o mandante abria espaços para os contra-ataques do visitante, que arriscava sempre de longa distância.

O jogo ficou aberto. A grande chance dos paranaenses saiu aos 22 minutos, quando Robson recebeu na frente da grande área, ajeitou e soltou a bomba. A bola tocou no pé da trave direita de Luiz e saiu. Aos 27 minutos, Juan Alano também tentou de longe, mas Luiz encaixou no chão.

O Criciúma ameaçou numa falta cobrada por Daniel Costa e que assustou Muralha. Depois na parte final do jogo. Primeiro com Wesley, aos 37 minutos, chutando de longe e exigindo boa defesa de Muralha. Aos 43 minutos, Vinícius arrancou sozinho pelo lado esquerdo, mas já dentro da área, perdeu o equilíbrio e chutou bem alto.

No intervalo, o técnico Jorginho Campos voltou com duas trocas no Coritiba. Entraram Luiz Henrique e Vitor Carvalho, respectivamente, nas vagas de Thiago Lopes e Serginho.

O tempo passava e o goleiro Luiz continuava como mero espectador. A torcida perdeu a paciência e começou a gritar pelo nome de Rodrigão, no banco de reservas. Ele é o artilheiro do time, com 11 gols.

Ele entrou no lugar de Igor Jesus, aos 20 minutos demonstrando mais tranquilidade. Isso porque ainda no aquecimento, antes do jogo, ele se desentendeu com Nathan e Vitor Carvalho, trocou empurrões e quase saiu no tapa com os companheiros. “Se não tiver briga, a gente não sobe” explicou Rodrigão durante o intervalo e ansioso para entrar no jogo.

O Coritiba passou a ter um jogador a mais a partir dos 23 minutos, após a correta expulsão de Foguinho. Ele segurou pela camisa a Juan Alano, recebeu o segundo cartão amarelo e acabou expulso. O técnico Roberto Cavalo se viu obrigado a sacrificar o atacante Léo Gamalho para a entrada do volante Derlan.

As chances foram aparecendo, todas com Rodrigão. Aos 25 minutos ele arrancou pela direita e bateu por cima. Aos 28 minutos. Ele cabeceou, mas por cima do travessão. A verdade é que o time melhorou com o atacante dentro da área, abrindo espaços e deixando a defesa preocupada.

O gol também, é claro, teve a participação de Rodrigão. Ele chamou a atenção de dois defensores na área, não alcançou o levantamento de Diogo Mateus, porém, Robson, apareceu atrás para testar para as redes aos 32 minutos.

Aos 40 minutos Luiz Henrique caiu de mal jeito e não conseguiu seguir em campo não podia ser substituído porque o Coritiba já tinha processado as três trocas regulamentares. Desta forma, o jogo terminou com os dois times com 10 jogadores.

Na próxima rodada, o Coritiba enfrenta o São Bento, em Sorocaba, na terça-feira às 21h30. Na mesma noite, o Criciúma vai receber o Vitória, a partir das 19h15.

FICHA TÉCNICA:

CORITIBA 1 x 0 CRICIÚMA

CORITIBA – Alex Muralha; Diogo Mateus, Romércio, Sabino e Patrick Brey; Serginho (Vitor Carvalho), Juan Alano e Thiago Lopes (Luiz Henrique); Igor Jesus (Rodrigão) e Rafinha. Técnico: Jorginho Campos.

CRICIÚMA – Luiz; Andrew, Sandro, Thales (Luquinha) e Marlon; Jean Mangabeira, Foguinho, Wesley e Daniel Costa (Reis); Vinícius e Léo Gamalho (Derlan). Técnico: Roberto Cavalo.

GOL – Robson, aos 32 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Dewson Fernando Freitas da Silva (PA).

CARTÕES AMARELOS – Robson e Patrick Brey (Coritiba); Luiz, Jean Mangabeira e Sandro (Criciúma).

CARTÃO VERMELHO – Foguinho (Criciúma).

RENDA – R$ 193.425,80.

PÚBLICO – 17.630 pagantes (18.084 no total).

LOCAL – Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR).