Esportes

Em corrida com três largadas, Hamilton vence o GP da Toscana

Foram necessárias três largadas, mas o resultado final não foi muito diferente do que tem acontecido nesta temporada da Fórmula 1, com o inglês Lewis Hamilton vencendo o Grande Prêmio da Toscana, disputado circuito de Mugello e marcado por muitos acidentes.

Na prova que celebrava o milésimo GP da Ferrari, os carros da equipe italiana ficaram mais uma vez longe da três primeiras posições, completadas pelo finlandês Valtteri Bottas, e o tailandês Alexander Albon, da Red Bull, que subiu ao pódio pela primeira vez na carreira.

O australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, chegou em quarto, seguido pelo mexicano Sergio Perez, da Racing Point, e o britânico Lando Norris, da McLaren.

Esta foi a sexta vez que Hamilton venceu em nove provas disputadas nesta temporada, elevando para 90 seu número de vitórias na categoria, marca que o deixa a apenas uma de igualar o recorde do alemão Michael Schumacher.

Ao subir ao pódio pela 69ª vez pilotando uma Mercedes, o atual campeão da categoria voltou a protestar contra o racismo e a violência policial contra os negros, ao vestir uma camisa com uma mensagem exigindo a prisão dos policiais que mataram a jovem Breonna Taylor, nos Estados Unidos, em março deste ano.

Com esta vitória na Itália, o hexacampeão mundial amplia sua vantagem na liderança do campeonato, chegando a 190 pontos, 65 a mais que o segundo colocado Bottas, que está à frente do holandês Max Verstappen (110 pontos), da Red Bull, que foi um dos muitos pilotos a abandonar a corrida deste domingo em Mugello por conta dos acidentes.

– Bandeiras vermelhas –

Mugello, circuito de propriedade da Ferrari e utilizado normalmente para provas de motovelocidade, foi incluído de urgência no calendário da F1 devido às alterações impostas este ano pela pandemia da covid-19.

E talvez por conta traçado mais adaptado às motos, foram registrados os incidentes que provocaram as duas relargadas.

O primeiro dos incidentes envolveu vários carros, incluindo o de Verstappen, que largou na terceira posição. O holandês, que perdeu potência na saída e acabou ficando para trás.

Pierre Gasly, 16º no grid, se viu em um ‘sanduíche’ entre o Alfa Romeo de Kimi Raikkonen e o Haas de Romain Grosjean.

Esse incidente levou Verstappen e Gasly para fora da pista e ambos abandonaram a corrida.

Quase no mesmo momento, Vettel bateu na McLaren de Carlos Sainz Jr, que girou na pista.

Depois de oito voltas caóticas, com o safety car na pista, foi dada uma nova largada, na qual Bottas ultrapassou Hamilton.

Mas na nona volta, quando o safety car estava sendo retirado, o finlandês optou por não acelerar, causando um mal-entendido entre os outros pilotos, que foi acompanhado por outro acidente múltiplo e vários abandonos.

Após essa interrupção, uma segunda relargada foi feita, faltando 51 voltas para o final. E Hamilton imediatamente assumiu a liderança.

Na volta 43, quando a batalha parecia acirrada pelo pódio, a violenta saída da pista de Lance Stroll (Racing Point) causou nova bandeira vermelha.

No reinício, Albon ultrapassou Ricciardo e assim garantiu seu primeiro pódio na F1.

Agora, na expectativa de igualar a marca de vitória de Schumacher, Hamilton volta à pista dentro de duas semanas, no Grande Prêmio da Rússia, no circuito de Sochi. Se nenhuma surpresa acontecer, alguém duvida que o inglês não estará no topo do pódio novamente?

bde/dif/lca

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ MG: Pastor é preso por crime sexual e alega que caiu em tentação

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Educar é mais importante do que colecionar

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Receita fácil de pão sírio de micro-ondas da Ana Maria Braga

+ 12 razões que podem fazer você menstruar duas vezes no mês

+ Mulher sobe de salto alto montanha de 4 mil metros

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago


Tópicos

auto-f1