Em comédia, Juliana Martins provoca risos e reflexões sobre liberdade feminina

Juliana Martins na comédia
Juliana Martins na comédia 'O Prazer é Todo Nosso' Foto: Léo Aversa/Divulgação

A partir do dia 8 de março, às 22h, a atriz Juliana Martins protagoniza a comédia O Prazer É Todo Nosso no Teatro UOL, no Shopping Higienópolis. Inspirada na vida da própria atriz, a comédia escrita por Beto Brown e dirigida por Bel Kutner faz temporada em São Paulo até o dia 26 de abril. Sozinha em cena, Juliana conta com naturalidade e humor suas vivências sexuais. São confissões pessoais misturadas com experiências de amigas e relacionadas à liberdade da mulher.

 “Na busca de um texto que falasse do universo feminino, percebi que, de poucos anos para cá, esse universo mudou muito. Mudou nossa posição na sociedade. Mudou nosso entendimento sobre nós mesmas. Mudou nosso domínio sobre nosso corpo. Mudou nossa relação com outras mulheres – entendemos a sororidade, viramos parceiras. Ganhamos força. Resolvi falar sobre nossa evolução. Mulheres donas das suas vontades e desejos”, conta a atriz.

Narrado com ironia e sinceridade, o texto é inspirado na vida real da atriz. Casada por 19 anos, dos 20 aos 39 anos, Juliana conta que, depois que se separou, buscou viver intensamente sua liberdade sexual. “É muito importante viver tudo isso sem ser julgada e continuar sendo romântica, boa mãe, boa filha e profissional séria. Entendi que uma pessoa bem resolvida sexualmente é mais feliz e resolvi viver o sexo sem culpa nem pecado”, afirma.

O riso e a reflexão

As histórias são divertidas, misturando humor e reflexões sérias sobre liberdade da mulher e desigualdade de gênero, levando o público a pensar sobre o papel feminino na sociedade. Para Juliana, era essencial que a peça abordasse essas questões de forma natural e acessível.

“É impossível falar de liberdade sexual feminina sem tocar em temas sérios. Toda mulher já viveu ou conhece alguém que passou por situações de abuso, assédio ou aborto. As pessoas riem muito, mas também param para refletir. Eu costumo dizer que é uma comédia na qual falo sério”, destaca. A atriz também ressalta o impacto da peça ao naturalizar o sexo e questionar tabus que ainda cercam a sexualidade feminina. “Tudo o que falo no palco sempre foi permitido aos homens, e essa é a grande sacada. A ideia é trazer essa liberdade para nós também”, observa.

“Já avançamos muito nessas questões, mas a estrada ainda é longa. Há muito a ser feito para construirmos uma sociedade igualitária, deixando para trás o patriarcado”, diz Juliana. Para ela, o acesso à informação é essencial nesse processo. “Quanto mais debatemos e discutimos, mais percebemos o quanto ainda precisamos evoluir. E isso já está acontecendo. O estudo, o diálogo e a quebra de bolhas são fundamentais para que essa transformação alcance todo o Brasil e o mundo”, conclui.

Para a diretora Bel Kutner, “está sendo muito divertido e muito bom poder falar de assuntos femininos, de falar de liberdade e sexo, de uma maneira leve, despretensiosa, delicada”, conta.

“As mulheres estão mais felizes de suas maneiras, sem depender de ninguém e também sem depender do amor romântico, e estou muito satisfeita com o resultado”, finaliza a diretora. Juliana conheceu Bel quando integraram o elenco da novela Vamp, em 1991. “Ao longo da vida nos esbarrávamos, trocávamos algumas ideias e tal. Quando surgiu a necessidade de uma diretora para O Prazer é Todo Nosso, eu sabia que tinha que ser uma mulher, claro. E, do que eu acompanhava da Bel, sempre a vi como uma mulher muito dona de si, que sabe o que quer, resolvida, em total sintonia com sua feminilidade e, além disso, com um ótimo humor. E isso era fundamental, porque a peça é engraçada. Então, tudo isso me levou a chamá-la, especialmente porque a admiro muito.”

Serviço

O Prazer É Todo Nosso 

8 de março até 26 de abril

Sessões – sábados às 22 horas

Duração: 65 minutos

Classificação Indicativa: 14 anos. 

TEATRO UOL – Shopping Pateo Higienópolis –  Avenida Higienópolis618 e Rua Doutor Veiga Filho, 133, Higienópolis, São PauloSP. Telefone: (11) 3823 2323 / (11) 3823 2423 / (11) 3823 2737

Horário da bilheteria: terças, quartas, quintas e sextas das 17h às 20h; sábados, das 13h às 22h; domingos, das 13h às 20h

Aceita cartões e Pix

Ingressos pelo link: https://teatrouol.showare.com.br/Default.aspx?EventId=227&sw_sc=Internet&trk_eventId=227