Lanterna do Campeonato Brasileiro, com apenas sete pontos, o Fortaleza vive um clima de tensão e pressão. Na última sexta-feira, na chegada do time ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza (CE), após derrota por 3 a 2 para o Avaí, em Florianópolis, a torcida protestou contra o elenco e o atacante Robson foi agredido. A diretoria repudiou o ato de violência e disse que está dando todo o suporte ao atleta.


+ Após beijos na praia, Diego Hypólito revela identidade de loira pelas redes sociais
+ Astrônomos encontram ‘tesouro oculto’ de enormes buracos negros
+ Uber cobra R$ 973 por viagem de 20 minutos e gera polêmica; confira
+ Quarta onda? Confira 8 sintomas comuns da Covid em pessoas já vacinadas
+ 10 coisas para conquistar o coração de um geminiano

Neste clima pesado e atrás de pontos para sair da lanterna para, depois, deixar a zona de rebaixamento, é que o Fortaleza recebe neste domingo, às 18h, o América-MG, pela 13.ª rodada.

Apesar da classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores e da proximidade do duelo contra o rival Ceará, pela Copa do Brasil, o time cearense foca no Brasileirão para sair das últimas colocações.

Uma vitória diante do time mineiro é considerado primordial para começar a reagir na competição nacional. Até agora, o Fortaleza venceu apenas uma partida e está há três rodadas sem vitória – foram dois empates, com Goiás e Athletico, além da derrota para o Avaí, por 3 a 2, na rodada passada.

Dentro do Castelão, quase sempre cheio, o Fortaleza ainda não venceu no Brasileiro. O time cearense realizou sete jogos em casa, com três derrotas para Cuiabá, Ceará e Fluminense, e quatro empates: São Paulo, Goiás, Athletico e Juventude.

O Fortaleza terá pela frente um time que também passa por uma fase conturbada. O América vem de três jogos sem vencer, com duas derrotas seguidas para Ceará e São Paulo e o empate sem gols com o Fluminense, na última rodada, mesmo atuando no Independência.

Para piorar o time mineiro ainda não ganhou jogando fora de Belo Horizonte. Longe de sua torcida, venceu o Atlético-MG no Mineirão com mando do rival, perdeu para Avaí, Santos, Coritiba, São Paulo e empatou com o Corinthians.

Agredido por um torcedor na chegada da delegação em Fortaleza, o atacante Robson é o desfalque para o Fortaleza. Ele está suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos. Para sua vaga, o técnico Juan Pablo Vojvoda faz mistério, mas tem boas opões para a posição: Renato Kayzer, Igor Torres e Silvio Romero. O mais provável é que Kayzer comece jogando.

O volante Hércules com um desconforto muscular é dúvida. Se não jogar, Ronald entra como titular. A boa notícia é o retorno de Yago Pikachu, artilheiro do time com 14 gols na temporada e líder de assistências (8). Ele cumpriu suspensão diante do Avaí.

“Temos que melhorar muitos aspectos em um campeonato que a cada três dias temos que botar a cabeça em outro jogo. Desta forma, não conseguimos regularidade”, tenta explicar Juan Pablo Vovjoda, que tem crédito por seu trabalho no clube desde o ano passado. Além disso, os dirigentes entendem o desgaste do elenco por participar de três competições importantes ao mesmo tempo.

No América-MG, o técnico Vagner Mancini não poderá contar com o meia Alê, expulso no início do duelo com o Fluminense, no empate sem gols. Gustavinho e Rodriguinho disputam esta vaga no meio de campo. O atacante Everaldo, com um entorse no tornozelo direito, também é dúvida. Pedrinho está de sobreaviso.