Em meio ao aumento do número de casos do novo coronavírus no Rio Grande do Sul, o Campeonato Gaúcho será retomado nesta quarta-feira com a quarta rodada do segundo turno. O destaque fica para o clássico entre Internacional e Grêmio, a partir das 21h30, no estádio Centenário, em Caxias do Sul – este será o Gre-Nal de número 425.

Os dois rivais estão sem jogar desde o dia 15 de março, sendo que, três dias antes, se enfrentaram na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela fase de grupos da Copa Libertadores. Aquele clássico não teve gols e ficou marcado pelas oito expulsões (quatro para cada lado) após confusão.

Na última sexta-feira, a prefeitura de Porto Alegre anunciou que a cidade ainda não estava liberada para receber jogos. A Federação Gaúcha de Futebol (FGF), então, marcou o confronto para o interior. No entanto, quase houve reviravolta no final de semana. Dirigentes dos clubes e membros da FGF cogitaram levar a disputa para Novo Hamburgo. Até uma vistoria foi feita no estádio do Vale.

A ideia foi por água abaixo quando a Prefeitura de Novo Hamburgo anunciou que partidas na cidade estavam vetadas. Às pressas, a federação convocou reunião com os dirigentes dos 12 clubes para discutir o futuro do campeonato por causa das poucas opções de sedes. Ficou definido que o Gauchão seria finalizado dentro de campo e que o Gre-Nal desta quarta-feira aconteceria mesmo no estádio Centenário, em Caxias do Sul.

O Internacional é o líder isolado do Grupo A, com sete pontos, e uma vitória sobre o rival deixaria a classificação para as semifinais bem encaminhada. Na ponta do Grupo B, o Grêmio tem 100% de aproveitamento nos três jogos realizados até a paralisação, com nove pontos.

Treinando desde o início de maio sob supervisão do técnico argentino Eduardo Coudet, o Internacional não vai poder contar com quatro jogadores que testaram positivo para a covid-19. Os nomes, porém, não foram revelados pelo clube.

Em princípio, Coudet pretendia manter a base que vinha atuando, inclusive com o experiente meia D’Alessandro ficando como opção no banco de reservas. Mas ele pode aparecer como um segundo atacante ao lado de Guerrero, ocupando a vaga de Thiago Galhardo, vetado pelo departamento médico. Ou Patrick poderia entrar para reforçar o meio de campo.

Apesar de o Grêmio também ter retomado aos treinos em maio, o técnico Renato Gaúcho só passou a trabalhar com seus comandados no último dia 13. Por ser considerado do grupo de risco, ele foi orientado a permanecer no Rio de Janeiro durante esse período, mas em algumas oportunidades em dia de sol foi visto nas praias da cidade.

A tendência é que Renato Gaúcho abra mão de escalar o time com três volantes, o que o deixa forte na marcação, porém mais defensivo. O meia Jean Pyerre se recuperou de lesão muscular e deve dar maior mobilidade ao setor de meio de campo.

Na última segunda-feira, o Grêmio comunicou que um jogador testou positivo para covid-19 e, apesar de estar assintomático, cumpre isolamento. Assim como o Internacional, o clube não divulgou o nome do infectado.