Saúde da mulher

Em casa: Confira 5 posturas de yoga que ajudam no equilíbrio físico e mental

Em casa: Confira 5 posturas de yoga que ajudam no equilíbrio físico e mental

Ficar em casa quase 100% do tempo tem deixado muitas pessoas perdidas com os cuidados emocionais e físicos. Por isso, a professora de yoga Pri Leite, dona de um canal no YouTube com mais de 1 milhão de inscritos e da plataforma Yoga.Co, ensina algumas posturas que podem ajudar a aliviar a mente e coração.

Saiba qual é a melhor postura para oferecer alimentos ao bebê

Doença hipertensiva da gravidez é a principal causa de morte materna no Brasil

O mais interessante da prática da Pri, que é especializada em VinyasaFlow, Hatha Yoga e yoga para gestantes é que essas posturas são simples e ótimas para começar o dia. “Você não precisa de nenhuma super roupa de ginástica, nem de um tapete caríssimo de yoga. A sua única ferramenta para a prática realmente importante é o seu corpo. Vista algo confortável – pode até mesmo ser o seu pijama! E pratique no chão mesmo, ou coloque uma coberta ou colchonete para ficar mais confortável. Tudo o que você realmente precisa é dedicar o seu tempo e movimentar o seu corpo com atenção”, lembra a Yogini.

Dentre os muitos benefícios da prática, que pode ser feita em qualquer lugar, Priscilla destaca 6:

Diminui o estresse e a ansiedade

Estresse e ansiedade andam de mãos dadas na vida cotidiana de uma mãe. Surgem preocupações sobre estar estragando completamente o filho ou sendo dura demais, a mente das mães acabam ficando em constante confusão. Reservar um tempo para desacelerar e permitir um egoísmo saudável não é apenas bom, mas essencial para manter o equilíbrio entre a vida de mãe e sua sanidade.  

Combate à depressão

Seja a depressão pós-parto ou apenas um sentimento de tristeza, o yoga pode ser um aliado na melhora desse sentimento, mas é importante manter a constância na prática para que ela seja realmente benéfica. Dar a si mesma um tempo para refletir e para se sentir bem em fazer algo por si mesmo ajudará a melhorar o humor e esquentar o coração. 

Melhora no foco

O yoga enfatiza o foco no presente. Não é o que está por vir que precisa ser buscado, ou a lição de casa que seu filho precisa terminar amanhã. Dedicar tempo para se concentrar no aqui e agora cria um equilíbrio em nosso mundo em constante mudança. Desligar a lista de tarefas pessoais por um momento leva a menos distrações e permite que a mente relaxe, fazendo com que você respire e se concentre. Esse tempo de espera também ajuda você com memória e tempo de reação. Uma vantagem definitiva no mundo da mamãe.

Reduz dores musculares

Muitas vezes, como mãe, fazemos movimentos rápidos para pegar a criança que caiu ou para agarrar o suéter deixado para trás enquanto saímos. Um movimento repentino e, assim nossas costas se mexem ou nosso pescoço dobra. E quando não permitimos que nosso corpo se aqueça ou se estique regularmente, estamos mais propensos a lesões. Dedicar um tempo algumas vezes por semana para poses de yoga não apenas alonga os músculos já doloridos para liberar a tensão, mas também nos protege de futuras lesões. 



 Melhora a flexibilidade e o equilíbrio

Dedicar um tempo para se concentrar em seu equilíbrio e seu bem-estar interior permitirá que você se esforce mais, além de diminuir a chance de lesões. Portanto, mesmo que você pense que sua mente talvez não consiga desacelerar durante o ritmo de uma sessão de yoga relaxante, dê uma chance. Tanto sua mente quanto seu corpo agradecem.

 Aumenta a força geral

A força anda de mãos dadas com a maternidade. Quando paramos para pensar em todos os pequenos milagres que realizamos, é realmente uma façanha incrível. Praticar yoga regularmente não apenas ajuda a manter sua força interior e física preparada e pronta, mas também ajuda a sua resistência. Os benefícios mentais e físicos de adicionar algumas poses de yoga ao seu dia manterão sua mente e corpo prontos para qualquer coisa que aconteça. Sem mencionar sua saúde. Portanto, reserve alguns dias por semana para encontrar seu zen interior e alongar-se. Você e sua família perceberão a diferença.

Veja e aprenda a fazer cada postura indicada pela Yogini (E lembre-se: “Se esforce, mas não force”, segundo Pri): 

  1. Pose sentada

Ser mãe é tudo, menos uma tarefa fácil. Experimente essa postura simples por alguns minutos para aterrar seus pensamentos e diminuir sua frequência cardíaca. 

Arquivo pessoal
  1. Sente-se em uma posição confortável, no chão ou em uma cadeira. E leve as palmas das mãos nas coxas, nos joelhos ou no coração. Feche seus olhos;
  2. Reserve alguns minutos para deixar de lado o que aconteceu antes deste momento e o que vai acontecer depois desse momento;
  3. Relaxe todo o corpo, incluindo a mandíbula, o pescoço e os ombros;
  4. Comece a inspirar mais profundamente e audivelmente pelas narinas enquanto contrai levemente os músculos da garganta e expire completamente pelas narinas enquanto contrai os músculos da garganta novamente;
  5. Mantenha a atenção na respiração enquanto continua a respirar longa, lenta e profundamente pelas narinas.

2. Postura da cobra

Carregar os filhos no colo o dia todo, as pesadas sacolas de compra, fazer tarefas domésticas pesadas, tudo isso pode pesar e cansar no fim do dia. Realize a postura da cobra para compensar o trabalho pesado e o arredondamento para trás das costas que fazemos todos os dias. 

  1. Comece deitando-se de barriga para baixo com as pernas estendidas para trás, a parte superior dos pés no tapete;
  2. Enraíze a raiz dos pés e das pernas e arraste as pontas dos dedos do tapete até o chão;
  3. Alongue o cóccix em direção à terra, inspire e, lentamente, comece a descascar o peito do chão;
  4. Leve os ombros para trás e para baixo, mantendo as omoplatas abraçadas uma à outra;
  5. Mantenha a nuca e a testa relaxadas e então expire e abaixe lentamente as costas em direção à terra;
  6. Repita 5 vezes.

3. Postura do alongamento intenso

Deixe a gravidade apoiá-la enquanto alonga a parte de trás do corpo. Aproveite os benefícios de uma inversão com maior circulação e oxigênio para o cérebro.

  1. Fique em pé com os pés próximos à distância do osso do quadril e um tanto paralelos.Levante todos os dedos dos pés e espalhe-os;
  2. Inspire e coloque os braços acima da cabeça. Expire dobrando o quadril em direção ao chão. Traga seus dedos para a terra. Você pode dobrar levemente o joelho se achar necessário;
  3. Solte a cabeça, o pescoço e os ombros e mantenha a mandíbula relaxada. Fique nessa postura 
  4. por algumas respirações profundas;
  5. Curve ligeiramente os joelhos, se ainda não o fez, e lentamente levante até ficar de pé, uma vértebra de cada vez.
  6. Respire algumas vezes em pé antes de voltar à atividade.

4. Torção.

As torções da coluna promovem flexibilidade na coluna, melhorando a digestão. Como mães, é normal estar sempre preocupadas em alimentar os filhos com lanches saudáveis, mas muitas vezes você mesmo pode acabar esquecendo-se de cuidar da sua alimentação. 

  1. Comece deitando no chão com as pernas estendidas. Reserve um momento para apenas relaxar e não fazer nada;
  2. Abrace o joelho direito em direção ao peito e leve a perna para a esquerda.
  3. Mantenha as omoplatas no chão e estenda os braços em forma de “t”, com as palmas para cima;
  4. Respire algumas vezes nessa posição para alongar o lado direito da cintura e nutrir o cólon ascendente;
  5. Inspire para voltar ao centro, usando os músculos abdominais e solte a perna direita. Reserve um momento para notar a diferença entre os lados direito e esquerdo do corpo.
  6. Repita do outro lado.

5. Postura passando a linha na agulha

A postura da agulha alonga e abra os ombros, tórax, braços, parte superior das costas e pescoço. Ela libera a tensão e também fornece uma leve torção na coluna, o que reduz ainda mais a tensão. 


  1. Deite-se na cama, no tapete ou no chão;
  2. Expire e leve a perna direita para cima e a esquerda passando sobre a direita, como se você estivesse sentada em uma cadeira;
  3. Passe as mãos por trás da coxa e a segure;
  4. Mantenha a postura por 5 a 10 respirações e depois troque de lado.

Saiba mais
+ Mãe de Medina compara Yasmin Brunet a ‘atriz pornô’ e colunista divulga conversa
+ Chamada de atriz pornô, Yasmin Brunet irá processar mãe de Gabriel Medina
+ Mulher divide marido com mãe e irmã mais nova: ‘Quando não estou no clima’
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Médicos encontram pedaço de cimento em coração de paciente durante cirurgia
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio