A cidade de Lima, capital do Peru, conhecerá neste sábado, 29 de novembro, a partir das 18h, horário de Brasília, o primeiro time brasileiro a se tornar tetracampeão da Taça Libertadores da América, com a disputa da final entre Palmeiras e Flamengo. Atualmente, o Brasil conta com cinco equipes tricampeãs do torneio, além dos finalistas, tem também São Paulo, Santos e Grêmio. Dessa forma, o Alviverde paulista e o Rubro-negro carioca estão a um jogo de escrever um capítulo inédito na história do futebol nacional. O duelo é o grande destaque do dia no futebol sul-americano, e terá transmissão da TV Globo, GE TV, ESPN e Disney+.
+ Finalistas da Libertadores, Palmeiras e Flamengo são ‘superpotências’, diz jornal inglês
Palmeiras e Flamengo voltam a medir forças na competição continental para decidir quem levará a melhor. O duelo pelo topo entre o alviverde paulista e o rubro-negro carioca se tornou recorrente nos últimos anos: o Verdão ergueu o troféu em 2020 e 2021 (contra o próprio Flamengo), enquanto o Mengão foi campeão em 2019 e 2022.
Em âmbito nacional, o equilíbrio se mantém. O Palmeiras foi campeão brasileiro em 2022 e 2023, enquanto o Flamengo venceu em 2019 e 2020.
Para buscar o título continental, o torcedor palmeirense deposita expectativas especialmente em Vitor Roque. O atacante marcou 20 gols em 54 partidas nesta temporada e se destacou pela capacidade de decisão, balançando as redes contra todos os rivais nos clássicos paulistas.

Abel Ferreira e Filipe Luís são os técnicos de Palmeiras e Flamengo, respectivamente – Foto: Reprodução/Instagram @libertadoresbr
Além de Vitor Roque, pesa a confiança no “coração quente e cabeça fria” de Abel Ferreira. Apesar das críticas recebidas nesta temporada, o treinador tem histórico de soluções criativas em momentos adversos e um currículo robusto: são 10 títulos desde 2020, um alicerce importante para a torcida.
Do lado rubro-negro, o flamenguista aposta no talento e na genialidade de Giorgian De Arrascaeta. O meio-campista vive uma temporada extraordinária, sendo apontado por muitos como o melhor jogador em atividade no país neste ano. Em 59 jogos, o uruguaio marcou 23 gols e distribuiu 16 assistências.
A confiança também recai sobre Filipe Luís. Mesmo em início de carreira como técnico, ele já demonstra domínio tático e capacidade de gestão de elenco. O ex-lateral soma três títulos recentes: Copa do Brasil 2024, Supercopa do Brasil 2025 e Campeonato Carioca 2025.