SÃO PAULO, 7 NOV (ANSA) – O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), realizou nesta sexta-feira (7) uma reunião bilateral com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, que parabenizou o petista pela organização da COP30 e manifestou “entusiasmo” com o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.
Em um comunicado, o Palácio do Planalto informou que Merz “elogiou a organização e a infraestrutura do evento” e afirmou que a escolha de Belém, no Pará, como sede da cúpula foi “um acerto”.
“Lula destacou a importância de a COP30 discutir a elaboração de um Mapa do Caminho para a eliminação dos combustíveis fósseis, defendendo a possibilidade de quadruplicar o uso de biocombustíveis e hidrogênio verde”, diz a nota.
O governo brasileiro acrescentou que os dois líderes demonstraram “entusiasmo com a perspectiva de ratificação do acordo UE-Mercosul até o fim de dezembro”. Além disso, Lula e Merz trataram de “oportunidades para aprofundar parcerias em cadeias produtivas e no setor de minerais críticos”.
Em relação ao Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), o Palácio do Planalto destacou que o governo alemão anunciou o compromisso de realizar um “aporte significativo”, embora o valor do investimento ainda não tenha sido decidido.
(ANSA).