O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, morreu durante a tarde desta terça-feira, 13. Um dos políticos mais conhecidos da América Latina, ele lidava com problemas de saúde há muito tempo e já havia paralisado o tratamento contra o câncer no esôfago após o diagnóstico terminal.
Mujica deixou um legado inegável na história uruguaia, destacando posições diplomáticas e progressistas. Chegou a ser deputado, senador, guerrilheiro e preso político. Além disso, ao longo do mandato de chefe executivo, legalizou a cannabis, o casamento entre suas pessoas do mesmo sexo e ampliou o direitos reprodutivos das mulheres.
Relembre alguns momentos da trajetória de Mujica:
Preso na ditadura
Após o golpe militar de 1973, o regime ditatorial de Juan María Bordaberry intensificou a repressão aos grupos de oposição. Mujica foi capturado e considerado um prisioneiro de alta periculosidade por participar do Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros (MLN-T).

Pepe Mujica, Mauricio Rosencof e Adolfo Wassen Jr. foram libertados em 1985 após anos de prisão durante a ditadura uruguaia. (Foto: AFP)
Fusca Azul
Durante a vida, Mujica ficou conhecido por dirigir um icônico fusca azul. Ele chegou a receber uma oferta de um sheik árabe para vender o carro por US$1 milhão, mas recusou.

Mujica em seu fusca azul (Foto: AFP/ Pablo Bielli)
Vitória nas eleições presidenciais
Em 2009, José Mujica venceu as eleições presidenciais do Uruguai contra Luis Alberto Lacalle. Ele governou o país de 2010 até 2015, deixando o cargo com índices de aprovação próximos de 70%.

Mujica durante discurso eleitoral em 2009 (Foto: AFP)
Encontros com Lula
O ex-guerrilheiro uruguaio chegou a se reunir com diferentes lideranças durante a vida, especialmente personalidades mais alinhadas à esquerda. Uma delas foi o presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem Mujica se encontrou diversas vezes.

Lula visita Mujica (Foto: Dante Fernandez/AFP)
Saída da política
Em 2020, José Mujica se aposentou oficialmente da vida política. A decisão foi antecipada pela pandemia, já que ele sofria de uma doença autoimune.

O ex-presidente José Mujica se despede nesta do Senado – Foto: (AFP/ Pablo Porciuncula)
Vida simples
O uruguaio ficou conhecido por levar uma vida simples em uma casinha em Montevidéu. Doava a maior parte do salário para inciativas sociais e recebeu a alcunha de “presidente mais pobre do mundo”.

Mujica em frente a sua casa em Montevidéu, com a cadela Manuela – Foto: (Reuters/Andres Stapff)