Elon Musk postou um emoji de saudação e a imagem de um cigarro para marcar o fim do projeto de carro elétrico da Apple.

O CEO da Tesla reagiu à decisão da fabricante do iPhone de descontinuar seu secreto “Projeto Titan” , que vinha trabalhando na criação de um carro elétrico há quase uma década.

“O estado natural de uma empresa automobilística está morto”, escreveu Musk em sua plataforma de mídia social X (anteriormente conhecida como Twitter).

A decisão da Apple fecha a cortina de um plano que teria ajudado a gigante da tecnologia a entrar em uma nova indústria e potencialmente replicar o sucesso do iPhone.

O projecto registou um progresso desigual ao longo da sua vida e o seu fim ocorre num momento em que os fabricantes de automóveis globais reduzem os seus investimentos em veículos eléctricos, cuja procura caiu significativamente.

Vários funcionários que trabalham no projeto serão transferidos para a divisão de inteligência artificial da empresa, segundo a Bloomberg News , que relatou o desenvolvimento pela primeira vez.

Em 2015, Musk foi citado como tendo dito que não estava preocupado com a incursão da Apple no espaço dos veículos elétricos.

“É bom que a Apple esteja caminhando e investindo nessa direção. Mas os carros são muito complexos em comparação com telefones ou smartwatches”, disse Musk ao jornal alemão Handelsblatt. “Você não pode simplesmente ir a um fornecedor como a Foxconn e dizer: ‘Construa um carro para mim’”.

Na entrevista, citada pelo Business Insider , Musk zombou da Apple como um “cemitério de Tesla”.

“Se você não tiver sucesso na Tesla, você vai trabalhar na Apple”, disse Musk. “Eu não estou brincando.”

Os últimos comentários de Musk reflectem a recessão no mercado de veículos eléctricos, que está a registar uma queda global na procura – o que levou a Ford e a General Motors a reduzirem os objectivos de produção.

No mês passado, Musk alertou sobre uma forte desaceleração no crescimento das vendas este ano .

A Tesla cortou agressivamente os preços na esperança de competir com a iniciante chinesa BYD, que ultrapassou a empresa de Musk como maior fabricante mundial de veículos elétricos no quarto trimestre de 2023.

As ações da Tesla caíram 18% neste ano.

As ações das rivais da Tesla, Rivian e Lucid, despencaram na semana passada, depois que seus relatórios de lucros apontaram para o impacto da desaceleração da demanda por veículos elétricos em seus dispendiosos planos de expansão.

A Rivian despencou 25%, para um mínimo recorde, depois de prever um crescimento estável na produção anual, também prejudicada pelo encerramento da sua linha de montagem para atualizações.

A Lucid despencou 9% porque sua previsão de produção também ficou abaixo das estimativas.